A culpa é da tireóide? Reconhecendo o hipotireoidismo


Gente! Se eu contar para você que quase TODOS os dias atendo pessoas que falam estar acima do peso por causa da tireóide, vocês nem acreditam não é?

Mas é a mais pura verdade!! E tenho certeza que vocês já ouviram alguém colocar a culpa dos quilinhos a mais nessa glândula tão pequena!! Mas a culpa pelo sobrepeso e obesidade não é da tireóide não. Alguma alteração no seu funcionamento pode sim levar há um aumento de peso, mas dieta e atividade física, além de acompanhamento médico, resolvem perfeitamente a questão! Menos de 10% das pessoas desenvolvem algum problema na tireóide.

A tireóide ou tiróide é o nome de uma pequena glândula com “formato de borboleta” que se localiza na região anterior do pescoço. Essa glândula possui um importante papel no controle do metabolismo do organismo, ou seja, estes hormônios tireóideos dizem ao corpo quão rápido trabalhar e como usar a energia.

As doenças decorrentes da tireóide são várias:

– tireoidite (inflamação e primeiro sinal do hipotireoidismo)

– câncer

– nódulos

– bócio

– hipo e hiper tireoidismo.

O hipotireoidismo faz com que o organismo trabalhe devagar. Isso ocorre quando há quantidade insuficiente de hormônio tireóideo no sangue. E por fazer o corpo trabalhar mais lentamente é que você pode ter aumento de peso (gastar menos calorias).

Quais os sintomas?

tirei este desenho do site Instituto da Tiróide, ótimo se você quiser mais informações sobre as doenças! http://www.indatir.org.br
 

Se você acha que pode estar com HIPOTIREOIDISMO, consulte um médico endocrinologista, pois a evolução da doença pode ser bem grave. O médico fará exame físico e solicitará exames.

O tratamento consiste na reposição hormonal, prática de atividade física e dieta. Não culpe a tireóide por estar acima do peso. O efeito sobre o metabolismo é pequeno.

Anúncios
Esse post foi publicado em Dia a dia e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s