Dicas de fertilidade e alimentação


oi gente!

Semana passada falei um pouco sobre ovários policísticos para vocês não é mesmo? Os posts foram este e este.

Hoje quero falar algumas dicas sobre fertilidade natural, pois li muito o tempo quando queria engravidar.

Em primeiro lugar o casal precisa ter em mente de que em condições normais (mulher menstruando normalmente e marido com espermograma bom), a chance de um casal engravidar em cada mês é de até 20%. Ou seja, se você não engravidar no primeiro, segundo ou terceiro mês, não se desespere. Você está dentro da normalidade.

Em segundo tenha em mente de que para haver a concepção, são necessários óvulo e espermatozóide e portanto antes de qualquer tratamento, tanto a mulher como o homem devem ser investigados. Cerca de 40% da infertilidade do casal é relacionada ao homem, 40% à mulher e os 20% restantes são causas não explicadas (ou seja o casal está ok mas mesmo assim não engravida).

Como nutrição é a minha praia vou me aprofundar um pouco mais sobre o tema e quem quiser tirar mais dúvidas pode mandar aqui nos comentários ok?

Assim que você começar a pensar em engravidar, vá ao médico ginecologista e faça seus exames de rotina como: fisico, papanicolau e sangue. Cheque também se todas as suas vacinas estão em dia pois algumas doenças podem ser perigosas na gravidez (como a rubéola). Seu médico também poderá pedir alguma sorologia para ver doenças infecciosas como HIV, hepatite, etc. Descobrir se você tem anticorpos contra toxoplasmose também é interessante.

Ótimo. Você está em dia com a sua saúde agora é só começar a tentar não é mesmo? Não! Corte todos os maus hábitos: fumar, beber e junk food.

O ideal antes de engravidar é que você comece a tomar algumas vitaminas, em especial o ácido fólico (5mg, bem baratinho na farmácia). Outras vitaminas interessantes a serem tomadas é a vitamina C e a E (esta deve ser tomada com cautela pois é tóxica em excesso).

Veja também seu peso. Quando mais dentro da normalidade melhor. Calcule seu IMC (Índice de Massa Corporal).

Pegue uma calculadora e: divida seu peso em kg e dividir pela sua altura. Pegue este resultado e divida novamente pela sua altura. Você vai obter o IMC.

Estudos indicam que mulheres obesas (IMC acima de 30) ou muito magras (IMC abaixo de 19) podem apresentar maior dificuldade de engravidar. Portanto se estiver acima do peso, comece uma dieta alimentar (com nutricionista) e se estiver com pouco peso, faça mudanças na alimentação para ganhar alguns quilinhos.

A dieta ideal para a mulher que quer engravidar deve priorizar o consumo de frutas, verduras e legumes. Se possível, procure trocar estes alimentos pelas versões orgânicas. Assim você garante mais saúde e menos toxina circulante.

Exemplo de Cardápio

Café da manhã

1 copo de leite integral ou semi desnatado (estudos indicam que a gordura do leite pode favorecer a fertilidade) batido com 1 fruta.

1 fatia de pão integral com queijo branco ou ricota

Lanche da manhã

1 fruta- qualquer tipo

Almoço

salada fresca e bem lavada (cuidado com saladas mal lavadas ou de locais desconhecidos)

1 inhame cozido ou assado (há indícios de que o inhame favoreça a ovulação, ótimo para quem tem ovários policísticos).

2 colheres de arroz integral, 1 concha pequena de feijão

carne vermelha- grelhada ou assada. 1 a 2 vezes por semana: peixes

Sobremesa: gelatina- capriche no colágeno, não esqueça que sua pele vai esticar muito com a gravidez e isto pode ajudar a conter as temíveis estrias!

Lanche da tarde

1 bola de sorvete de massa (delícia hein! Mas novamente estamos pensando na gordurinha do leite)

1 torrada integral com queijo tipo cottage

Jantar

Salada de folhas variadas, dê preferência às folhas verdes escuras que ajudam no aporte de ferro e ácido fólico.

1 prato de sopa de legumes com carne!

Ceia- antes de deitar

1 copinho de iogurte de frutas com 1 colher de sopa de granola (ótimo para o intestino e flora intestinal, estudos mostram uma possível relação com o consumo de probióticos e a flora vaginal, facilitando a fertilidade)

Bom é isso! Gostaram das dicas??

Em breve dicas para gravidinhas!!!

Esse post foi publicado em SAÚDE CRIANÇAS. Bookmark o link permanente.

9 respostas para Dicas de fertilidade e alimentação

  1. Carol, este post veio mesmo a calhar… estou a preparar-me para engravidar e quero fazer tudo direitinho… Vou tentar seguir as suas dicas!!!
    a alimentação é o grande problema porque não quero engordar muito.

    Beijocas e mtas felicidades

    Lara

  2. Ana Martha disse:

    Nossa Carol, que bom que achei seu blog. Estou nesta fase!
    Obrigada a Marina do ask mi que me trouxe até vc!

    • saboridades disse:

      oi Ana seja bem vinda!! Estou postando bastante assunto sobre fertilidade (já fiz dois sobre ovários policísticos) porque antes de engravidar (estou de 3 meses) estudei TUDO! virei expert! rsrs
      beijos!

  3. rafaela Rodrigues disse:

    Oi Carol,
    conheci hj o seu blog através da Marina do Ask mi, adorei e seguirei!!!
    Muito bom o post estou nessa fase também e amei as dicas.
    Meu probleminha Carol são os doces chocolate e sorvete. Como parar de ingerir esses docinhos?
    Me ajudaaaa
    Obrigada,
    Rafaela

    • saboridades disse:

      Hmmm oi Rafa!! Seja bem vinda!
      Nada como ir mudando os hábitos gradativamente! Mas se você gosta de doces e sorvete, uma sugestão são os iogurtes, picolés de frutas zero (veja um post que fiz sobre picolé caseiro) e frutas secas. Gosto de grelhar frutas na frigideira anti aderente! Frutas cítricas são ótimas opções (ligue a frigideira anti aderente e coloque uma fatia de abacaxi e deixe grelhar! fica ótimo!!)
      Beijos!

  4. Leticia disse:

    Adorei teu blog!!! Nao sou de comentar artigos que leio nos outros blogs mas este artigo caiu como uma luva pra mim! Estamos tentando engravidar pela 2a. Vez e to um tantinho acima do peso ideal. Tenho feito meus exercicios direitinho mas confesso que fico meio confusa com a alimentacao. Moramos fora do Brasil e as vezes cedo as tentacoes mais do que deveria.
    Teu blog ja ta na minha lista de leituras diarias! Super obrigada!!

  5. Vanessa disse:

    Olaaa, adorei seu blog, tenho tentando engravidar e descobri recentemente que tenho SOP, faço atividade física pelo menos 3x na semana e estou com sobrepeso (28 IMC) com muita dificuldade para perder… tenho conseguido manter, acredito que por conta da ginástica..
    Estou com uma duvida sobre a dica da dieta, eu não tenho o habito de jantar… posso fazer um lanche a noite? que tipo de lanche??
    Obrigada

Deixe um comentário

