Cuidado com a compulsão alimentar


Semana passada fiz dois posts baseados num artigo do Daily Mail britânico sobre nosso cérebro. Hoje quero falar de algo super importante para quem está de dieta…

…controle a compulsão alimentar!!

Quando você está ansioso, seu corpo produz hormônios do estresse chamados de glicocorticóides. Estes acionam o cérebro a procurar formas de aliviar a tensão. E é aí que açúcares, alimentos gordurosos entram
Estudos com ratos com altos níveis de hormônios do estresse encontrados, desenvolveram comportamentos compulsivos, incluindo a tomar bebidas açucaradas e comerem gorduras. O efeito de curto prazo era diminuir seus hormônios de estresse e ajudá-los a relaxar. No entanto, o efeito de comer conforto foi para torná-los gordos.

Durante um longo período, a exposição repetida ao açúcar altera o modo como o cérebro responde – o corpo precisa de mais e mais para obter prazer, então as pessoas ficam viciadas na mesma maneira que eles ficam viciadas em drogas.
É chato, mas é verdade: a única forma de evitar compulsão é evitar as substâncias que as criam. Se você é emboscado por um desejo, você pode alimentá-lo ou resistir. A melhor coisa é FUGIR da tentação. Perceba o que funciona para você:

– fugir completamente e não experimentar nadinha daquele alimento que você tanto gosta

– comer um pedacinho pequeno do alimento.

– desvie a tentação para outras atividades como caminhadas, leituras ou um passeio com o cachorro por ex.

Entender como seu corpo funciona é fundamental para controlar a compulsão. Veja o que melhor funciona.

Dicas: Tente limitar o seu hábito. Descubra o funciona e você conseguirá fazer a dieta mais facilmente, controlando hábitos compulsivos.

Anúncios
Esse post foi publicado em Dia a dia. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Cuidado com a compulsão alimentar

  1. simone disse:

    querida queria uma sugestão , não gosto muito de jantar comida salgada e estou tentando fazer uma reeducação alimentar me baseando um pouco nas dietas south beach e dukan , mas não seguindo-as a risca só pegando sugestões de baixo consumo de carb . então queria saber se posso consumir o mingau de aveia ou iogurte nat. desnatado com aveia a noite.

    brigadinha bjuxxxx.

  2. franciele disse:

    olha como faço pra poder controlar a minha ansiedade por comida.pois depois que eu como eu fico com a consciencia pesada e fora aquilo k eu escuto dos outros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s