Entendendo o efeito platô (plateau)


Este post vocês devem estar desejando não é mesmo? A algumas semanas atrás publiquei 2 posts sobre o efeito sanfona (aqui e aqui), que tem tudo a ver com o efeito platô, eles estão super relacionados.

O efeito platô é super comum em dietas e é o maior risco porque muitos pacientes acabam desanimando e desistindo da dieta, voltando a engordar (o que gera o efeito sanfona). Nos posts sobre o efeito sanfona eu já dei dicas para isso mas quero falar um pouco mais sobre o platô ok!  Afinal, o que é realmente o efeito platô?

Você fez a dieta direitinho, e já foi recompensado por ver o número na balança diminuir. Mas, então, sem razão aparente, a balança não se move e o peso não desce mais– mesmo que você ainda está comendo uma dieta saudável, de baixas calorias e tentando fazer exercícios regularmente. Você entrou num platô de perda de peso. 

Apesar do platô ser bem comum, a maioria das pessoas ficam surpresas quando acontece a elas, acreditando que, se eles apenas manterem uma dieta mais reduzida em calorias, eles devem continuar a perder peso. A realidade frustrante é que mesmo bem planejado, os esforços para perder peso podem tornar-se desgastantes e sem resultados eficientes.

Antes de desanimar, você deve saber que é normal a perda de peso ficar mais lenta e até parar mesmo. Ao entender o que faz com que um platô ocorra na sua perda de peso, você pode decidir como “responder” e evitar um retrocesso em seus novos hábitos alimentares e de exercício.

O que faz com que um platô de perda de peso? 

A progressão da perda de peso inicial para um platô segue um padrão típico. Durante as primeiras semanas da dieta, uma queda rápida em em quilos é normal. Quando as calorias dos alimentos são reduzidos, o corpo recebe energia necessária, liberando seus estoques de glicogênio, um tipo de carboidrato encontrado nos músculos e no fígado. Glicogênio se prende em água, por isso, quando o glicogênio é queimado para a energia, ele também libera a água – cerca de 4 gramas de água para cada grama de glicogênio -, resultando em perda de peso substancial que é principalmente água.
Um platô ocorre porque o seu metabolismo – o processo de queima de calorias de energia – diminui conforme você perde massa magra (músculo). Quando você perder peso, você perde tanto gordura e tecido magro. Sua perda de peso e esforços resultam em um novo equilíbrio com o seu metabolismo mais lento agora. Isto significa que, para perder mais peso, você precisa aumentar ou diminuir a quantidade de calorias que você come.

RESULTADO: Quando o efeito platô ocorrer e o ponteiro da balança não se mover, você precisa tomar atitudes na dieta! (e no dia a dia). Isso vou falar no próximo post!! 

 

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14 respostas para Entendendo o efeito platô (plateau)

  1. Dea disse:

    “… significa que, para perder mais peso, você precisa aumentar ou diminuir a quantidade de calorias que você come.”
    Aumentar? Tô gostando! 🙂

  2. Flavia disse:

    “…o processo de queima de calorias de energia – diminui conforme você perde massa magra (músculo).”
    Em uma dieta hiperproteica, como a dieta Dukan, a pessoa perde massa magra tb? Se sim, como isso é possível (a ingestão de proteínas é muito grande!!!)?

  3. Wanessa disse:

    para quem está fazendo a dieta dukan (2ª fase) qual o tipo de atividade aeróbica que vc indica? e anaeróbica???

  4. SABRINA disse:

    to amando!! rsrsr abrigada .. vc é uma fada!!! rsrssr

    queria registrar que acho que vivo no plato!! rsrsrsrs vc ja me respondeu que devo procurar uma nutri, mas ainda nao deu $$ rsrsr mas nao vou desistir!! é a 1ª vez que faço dieta por mais tempo,, embora nao tenha apresentado diferença significativa nesses 19 dias (enquanto vcs emagrecem de 3k or semana eu so perdi 1misero quilinho!! ) rsrsr

    estipulei metas para cada semana: na 1ª semana fiz a 1ª fase com pouquíssima gordura, qse zero, mesmo… na 2ª semana continuei a 1ª fase (tenho que perder 20k), afrouxando um pouquinho, rssrsr acrescentei gelatina , creme de leite e mostarda… na 3ªsemana entrei na 2ª fase, de estou fazendo PP e PV 1×1, consegui tomar mais agua, (estou tomando cerca de 11 copos dia!!! nem acredito, achava isso impossível, nao tomava nenhunzinho!! rsrs ). A meta pra próxima semana é incluir a atividade fisica, (aquela q vc ta me cobrando desde a primeira fase.. rsrrs (sabe como é né? não podia me cobrar tdo de uma vez so, rsrs era muita mudança de uma hra so,, rsrs ) mas a meta é começar a caminhar 2x semana , cortar a coca zero, (que ja começei na metade dessa semana) e diminuir o sal!!!

    estou achando que to uma belezinha de mocinha disciplinada! estou orgulhosa!!!
    estou me sentindo bem mais leve, embora a a balança insista em contrariar.. rsrsrs

    dscpa por essa CARTA!! rsrsrs acho que é ansiedade!!
    mas assim como os posts e comentarios me animam, talvez alguem possa se animar com os meus tbem,,,
    obrigadaaaaaaa
    Ahhh ontem comecei acrescentar a aveia,, fiz o mingal adorei,, sempre odiei mingal!! mas adorei!!! tbem é ainda é muito dificl pra mim, é ficar longe de um vinhozinho… ou cervejinha.. ate agora ta ok,,,

  5. SABRINA disse:

    gte!!! bom dia!!!
    (obrigada carol!! )

    acabei de me pesar!!! perdi 2,350kg!!!!! nao é como o emagrecimento de vcs….
    mas ja é um resultado, nao é?!!!
    obrigada

    e nao vou desanimar, nao!!! bjussssssssssssss

  6. Hugo Santos disse:

    Boa tarde, sou homem de 33 anos comecei a fazer dieta quando cheguei aos 100Kg. Agora ao fim de 3 meses peso menos 22Kg.
    Faço exercicio todos os dias corro, abdominais e flexoes.
    Como de 2 em 2 horas, sendo que as refeiçoes “intercalares” não ultrapassam as 100 calorias.
    Neste momento estou a duas semanas com o mesmo peso, aliás peso mais 1 kg, neste momento estou com 79kg e queria chegar aos 70kg.
    Podem-me dar algumas dicas.
    obrigado
    Hugo

  7. Luciana disse:

    Carol
    Esqueci de dizer que faco aulas de kick boxing 3 x por semana! E Tb , que ja fiz mil dietas anteriores a essa!
    bjs

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