Gorduras Boas X Gorduras Ruins


Quando se trata de gordura na dieta, sempre surge um medo enorme nas pessoas achando que vão engordar ou acabar com a saúde se a consumirem. Este post ficou bem grande mas é importante você ler, pois ele vai servir de base para mais 2 posts que virão: margarina ou manteiga e o melhor azeite ok!


Mas afinal, a gordura é boa ou ruim para a saúde?
A gordura fornece ácidos graxos essenciais (EFAs). Seu corpo é incapaz de produzir os ácidos graxos essenciais, conhecido como ácido linoléico e ácido alfa-linolênico, por isso você deve consumi-los a partir de alimentos. Além disso, as moléculas de gordura são fundamentais para a absorção das vitaminas A, D, E e K – conhecida como as vitaminas solúveis em gordura.

A gordura também é necessária para manter a pele saudável, e desempenha um papel central na promoção da visão adequada e desenvolvimento do cérebro em bebês e crianças.

Por todo o bem que faz, a gordura é muitas vezes apontada como a culpada na batalha da obesidade. É fácil entender o porquê. Com 9 calorias por grama, qualquer tipo de gordura – bom ou ruim – traz mais do que o dobro das calorias de carboidratos e proteínas.

No entanto, é um erro equiparar a gordura na dieta com a gordura corporal. Você pode engordar comendo carboidratos e proteínas, mesmo se você comer pouca gordura na dieta. O excesso de calorias de qualquer fonte é o que é o responsável para ganho de peso, e não gordura por si só.

O lado ruim…

Há u ma ligação bem estabelecida entre a ingestão de gordura e doença cardíaca e o risco de AVC. Dietas ricas em gordura saturada e gordura trans (ambos gorduras “más”) podem elevar as concentrações de colesterol no sangue, contribuindo para a obstrução das artérias que acabam impedindo o fluxo de sangue rico em oxigênio para o coração e cérebro.
Nesta figura você pode ver uma artéria com o fluxo obstruído:

Ao examinar os rótulos dos alimentos para o teor de gordura, vale a pena conhecer o seu subsídio diário de gordura para entender como uma porção de comida se encaixa em sua dieta. As pessoas tendem a comprar os mesmos alimentos mais e mais, por isso vale a pena ler os rótulos e encontrar alimentos que você gosta que são baixos em gorduras saturadas e trans.

Ao pensarmos em gorduras boas, pense sempre em frutos do mar, pois peixes e crustáceos contém gorduras omega-3 chamado DHA (ácido docosahexanóico) e EPA (ácido eicosapentanóico), gorduras insaturadas considerados centrais para o desenvolvimento de uma criança do cérebro e visão, e para a saúde do coração.

Gorduras omega-3 estão ligadas a menores níveis de triglicérides no sangue(gorduras), redução do risco de coágulos que bloqueiam o fluxo de sangue para o coração e cérebro, e um batimento cardíaco normal (redução da pressão arterial), entre outros benefícios.

Resumindo:

– reduza o consumo de alimentos industrializados ricos em gorduras (bolachas recheadas, doces prontos, molhos, temperos etc)

– atente-se sempre ao consumo de gorduras poli e monoinsaturadas, presentes em alimentos fontes de vegeta: azeite de oliva extra virgem, grãos e oleaginosas como castanha, nozes, amêndoas…e frutas como abacate.

– óleos- procure consumir pouco óleo, mas de preferência óleo de canola, ou girassol.

– consuma frutos do mar: salmão, atum, cavala, sardinha, enfim, peixes em geral!

– fiz um post sobre ALMOND BUTTER, super gostoso, e mega saudáve!! Vale a pena você comprar ou fazer esta delícia pois sentirá na saúde e beleza as diferenças.

Nota curiosa: ao consumir gorduras boas, você consegue melhorar a desinflamação do seu organismo e até mesmo facilitar o emagrecimento sabia??? Muitas vezes colocar um pouco de azeite de oliva na salada, comer abacate e incluir farinha de linhaça e nozes na dieta podem fazer seu peso descer mais rápido!!!                       

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