Receita do dia: Camarão na moranga


Meninas, hoje é meu aniversário de casamento (eeeee 4 aninhos de muita felicidades!!) e ao invés de sairmos para comer em algum lugar etc resolvi fazer o jantar. Aliás foi a melhor decisão que pude tomar pois estes dias temos trabalhado tanto, acordado muito cedo, reuniões, etc e ficar em casa curtindo meu maridão e comendo esta delícia foi a solução perfeita!

Então hoje quero ensinar esta receitinha para vocês, que além de deliciosa, fica muito charmosa, ótima para agradar quem você ama!

Se você está de dieta para controle de peso, é só substituir o requeijão pela versão light e ao invés de creme de leite usar leite desnatado e um pouco de maisena ok!! Podem confiar que vocês vão amar!!

Vocês podem fazer como prato principal, servido com arroz branco e salada, ou como entrada para um jantar (de preferência nas mini morangas) e servir uma massa simples depois ou até mesmo uma salada verde bem caprichada e um peixe assado como salmão, linguado ou atum! A idéia inicial era utilizar mini morangas! Sim minis! São fofas e tão fáceis de fazer…mas…infelizmente, com estes dias corridos, esqueci de encomendar com a minha quitanda preferida, rodei vários lugares atrás delas mas só encontrei em Jundiaí (uma cidade uns 20 minutos daqui) e mesmo assim elas estavam feinhas feinhas…

Para vocês não perderem a idéia, comprei a moranga comum mesmo (que também não está maravilhosa mas pelo menos a cor está bem bonita). Vou pedir desculpas desde já pela qualidade das fotos pois o post está fresquinho, estou preparando agora este prato pois o jantar é já já!!! Aliás, algum dia ainda ensino vários truques porque quem me conhece sabe que conquistei meu marido pelo estômago!! rsrsrs

Receita para 2 pessoas

1 moranga tamanho médio (ou 2 mini morangas, que são mais fáceis de achar do que você imagina, mas você pode precisar encomendar no seu mercadinho ou quitanda…e eu infelizmente esqueci…)

600 a 800g de camarão rosa tamanho médio descascado e limpo (parece muito mas camarão não rende nada e depois de descongelado chega a ter muito menos quantidade devido à água ok!)

Suco de 2 limões

1 copinho de requeijão light ou creme de ricota light

1 caixinha de creme de leite light

3 tomates sem pele e sem sementes picados em cubinhos

alho e cebola ao seu gosto (pode usar salsinha e cebolinha, enfim seus temperos favoritos)

1 colher de sopa de azeite de oliva

eu ainda utilizo um caldinho de legumes líquido (aquele do potinho conhecem?)

Pegue o camarão e tempere com limão e sal. Reserve

Pegue a moranga e leve para cozinhar (inteira mesmo) por cerca de 15 minutos. Isto é só para deixar bem limpa e um POUCO mais macia. Em seguida, abra a moranga fazendo um corte circular como a foto e cave bem tirando todo o recheio.

Com as mãos, unte a parte interna com requeijão light.

Em uma panela, refogue alho e cebola ao seu gosto e coloque os camarões.

Deixe refogar bem mas rapidamente pois o camarão se passar do tempo pode ficar duro! Neste momento você já pode colocar o caldinho de legumes.

Coloque os tomates picados e deixe ferver. O tomate vai desmanchar levemente e ficar como molho, mas mantendo alguns pedacinhos ainda! Uma delícia! Se você não gosta dele em cubinhos ou quer que a receita fique mais “cor de rosa” é só bater o tomate no liquidificador antes de acrescentar à receita!

Finalize colocando o requeijão e por último o creme de leite e estará pronto!!

Recheie a moranga e feche novamente como se fosse uma sopeira e leve ao forno por 10 minutinhos! Está pronto para servir!

IMPERDÍVEL!!

Gostaram?? Você pode trocar também o creme de leite por leite desnatado e maisena, fica uma delícia e pode colocar champignons, brócolis e os legumes que você desejar junto! Fica menos calórico!

Só para deixar vocês com água na boca, esta é a sobremesa, basta você intercalar em uma taça: pudim diet de baunilha, morango e ganache de chocolate (chocolate derretido com um pouco de creme de leite). Nada light mas tudo de bom, e num dia especial como este pode não é mesmo! E amanhã nada como uma detox com sopa milagrosa para equilibrar o jantar de hoje! rsrs

Quero todo mundo preparando esta delícia para os amigos e pessoas queridas ok! Se você não gosta de camarão pode fazer com frango ou carne em cubos como strogonofe! Não tem segredo!

Carol Guimarães

Anúncios
Esse post foi publicado em Dia a dia, RECEITAS. Bookmark o link permanente.

9 respostas para Receita do dia: Camarão na moranga

  1. Crys Pohlmann disse:

    Carol Parabéns pela data!!!amei a receita.

  2. Juliana FerreirA disse:

    Parabéns, seu blog é maravilhoso!

  3. Rita disse:

    Parabéns pela receita maravilhosa e pelo aniversário de casamento . E a paz que excede todo entendimento guarde os vossos corações em Cristo Jesus. Beijos da mamãe que te ama muito !

  4. Alexandra disse:

    bom dia Carol! Afff, abrir o e-mail logo cedo e me deparar com uma delicia dessas, vou ligar na quitanda perto de casa agora … rs, grande abraço e obrigada por mais essa receita

  5. Laís disse:

    Parabéns Carol pelo aniversário de casamento, adorei a receita. Vou ver de fazer no meu aniversário de casamento também que já é na semana que vem, bjs.

  6. saboridades disse:

    Obrigada meninas e mamãe!
    Ficou uma delícia!! Vocês vão amar! Sobrou muito também! Mas é bom que a gente congela e janta algum outro dia depois!
    Beijos

  7. Beatriz disse:

    Carol, tem como adaptar para a segunda fase da Dukan? Se não colocar o creme de leite e substituir por creme de ricota ou algo assim? O que você acha? Beijos e parabéns pelo aniversário de casamento!

    • saboridades disse:

      Siiim claro! Esta receita já está dukan, mas acho que vale trocar sim o creme de leite por leite desnatado com 1 colher de sobremesa de maisena para engrossar (Dr Dukan deixa usar maisena/amido de milho mas em pouca quantidade ok!) Obrigada! Beijoss

  8. Pingback: Receita do dia: Jantar especial! | saboridades

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s