Comer de 3 em 3 horas….


Vou falar de um tema super polêmico mas necessário, pois se tem um assunto que todo mundo sabe é que para emagrecer você precisa comer de 3 em 3 horas certo? Hmm…vamos entender um pouquinho se você realmente precisa se alimentar desta forma!

Na verdade você precisa respeitar os limites do seu corpo. Alguns médicos e muitas nutricionistas também preconizam o consumo de alimentos de 3 em 3 horas para “ativar” o metabolismo. O que muitos não sabem é que o papel da alimentação/digestão no metabolismo é muito pequeno: menos de 10% do total de calorias que vão ser queimadas no seu dia (alguns estudos mostram que pode ser apenas 6 ou 8%).

Ou seja, se você “queima” cerca de 2000 calorias diariamente, 150 a 180 calorias vão ser necessárias para metabolizar (mastigar, absorver, digerir etc) as refeições. Mas pense bem, são 200 calorias gastas para – todas – as refeições, e principalmente para as refeições principais que vão ter maior quantidade de elementos a serem “quebrados”, ou seja, o efeito “termogênico” que esses lanchinhos a cada três horas têm, é muito pequeno e pouco foi demonstrado.

Este gráfico vai te ajudar a entender que o efeito térmico dos alimentos é pequeno perto do papel que o metabolismo basal (gasto para seu organismo funcionar) e a atividade física exercem!

Portanto, siga um pouco o seu ritmo biológico e se você não tiver fome não se apegue taaaaanto ao hábito de TER que comer algo, entendeu?

Agora, se você é o tipo de pessoa que chega na refeição morrendo de fome, acho que vale a pena sim comer algum lanchinho simples como fruta ou cereal algumas horinhas antes. Se você não tem fome e não faz muita diferença no seu cotidiano estes lanches, distribua seu dia a dia em 3 principais refeições: café da manhã, almoço e jantar, desta forma você consegue fazer refeições maiores e que podem fazer alguma diferença deixando mais animo para a dieta.

Este é um tema super controverso, mas tenha certeza: estes lanchinhos não vão fazer você emagrecer, o que eles PODEM fazer é matar a sua fome e diminuir a compulsão alimentar, mas isto não é regra para todo mundo! Muitas vezes saber que você não pode comer fora destes horários pode facilitar a sua vida: você não precisa abrir a geladeira, ir a uma padaria ou sucumbir a um lanche oferecido por um colega de trabalho.

Se você não tem nenhuma condição como doenças do sistema digestório, ou recomendação médica específica, escolha a forma como VOCÊ precisa seguir sua alimentação: fazendo refeições maiores ou reduzindo as porções e comendo a cada 3 ou 4 horas! Tenho orientado sempre meus pacientes neste sentido, escolher o que for melhor ao dia a dia, e vejo muitos bons resultados, desde que você controle sempre o valor calórico total da dieta. Se quiser comer a cada 3 horas, aproveite para incluir alimentos que vão melhorar a queima calórica e te oferecer nutrientes fundamentais na sua saúde como os que citei neste post aqui.

 

 

 

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5 respostas para Comer de 3 em 3 horas….

  1. Elaine B.R. disse:

    Carol, com a dieta Dukan eu fico com zero fome. Me obrigo a comer 3 x ao dia.. e a incluir frutas e tal pq a fome some…nunca consegui comer de 3 em 3 horas pois fico enjoada se me obrigo a comer sem ter vontade.
    Vc leu no Oglobo?
    http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2011/07/17/dieta-farinha-zero-promete-emagrecer-com-bom-humor-924922362.asp

    Ah e estou precisando de umas dicas pro café da manhã em hotel,beijos

  2. Ana disse:

    Oi Carol, ótimo post! Sempre fico me obrigando a comer mesmo sem ter fome por causa dessas 3 horas. Fico mais tranquila agora

  3. Ana disse:

    Carol, me pintou uma dúvida, e sobre aquilo que falam que é preciso comer a cada três horas para não baixar o nível glicêmico?

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