A dieta sem glúten de Juliana Paes


Bom dia pessoal! Resolvi começar a semana falando sobre o glúten!

Estes dias li na internet que a atriz Juliana Paes fez um tratamento com a nutricionista Andréia Santa Rosa para voltar à forma após ter tido seu bebê Pedro.

Um dos ítens que foram excluídos da dieta foi o glúten.

Algumas pessoas ainda se assustam quando lêem os rótulos dos alimentos no supermercado que vem com a inscrição: contém glúten. Pães, biscoitos, bolos, massas…vários contém esta informação. Uns acham que isso significa que ele é mais nutritivo, outros acham que é perigoso etc.

Afinal o que é o glúten?

O glúten é uma substância elástica, aderente, insolúvel em água, responsável pela estrutura das massas alimentícias. É constituído por frações de gliadina e de glutenina (proteínas), que, na farinha de trigo, totalizam 85% da fração proteica. Forma—se pela hidratação dessas proteínas, ou seja, quando você adiciona água nestes cereais, essas proteínas se ligam entre si e a outros componentes macromoleculares por meio de diferentes tipos de ligações químicas.

(peguei esta foto na internet mas em breve vou mostrar o glúten para vocês!)

Aonde encontramos o glúten?

O trigo é o único cereal que apresenta gliadina e glutenina em quantidade adequada para formar o glúten. No entanto, essas proteínas podem ainda estar presentes em outros cereais, como cevada, centeio e aveia, nas formas, respectivamente, de hordeína, secalina e avenina. Ou seja, o glúten está presente em todos os alimentos que forem preparados com estes ítens como pães, biscoitos, bolos, macarrão e pizza..

E a dieta para emagrecer?

O que alguns profissionais pregam é que, quando consumido com excesso e com bastante freqüência, o glúten pode desencadear uma espécie de hipersensibilidade no organismo, como ele é uma espécie de cola, grudaria nas paredes do intestino, atrasando a digestão, diminuindo o metabolismo e causando inflamação, e com isso o ganho de peso e dificuldade para emagrecer.

Isto sem contar a doença celíaca, condição em que o paciente tem uma resposta inflamatória intestinal quando consome o glúten (em especial a proteína gliadina). Mas isto é assunto para outro post!

Sinceramente? Acredito mais no fato de que, cortando os alimentos que têm glúten, você diminui o consumo de carboidratos e calorias (pense só, você estará evitando muitos alimentos calóricos como pães, massas…).

Mas…do outro lado…se você tem uma dificuldade grande em emagrecer, sente o seu metabolismo lento, o intestino não é muito regrado, acho que vale a pena sim tirar totalmente o glúten da sua dieta! Hoje temos vários alimentos sem glúten e inclusive farinhas que vão substituir tranqüilamente estes alimentos! Experimente tirar alimentos com farinha de trigo e sinta você mesmo a diferença no seu organismo!

De outro lado também…Juliana Paes não apenas tirou os alimentos da dieta, como malha em academia, tem uma alimentação bem saudável e corre:

(fotos: site EGO)

 

Anúncios
Esse post foi publicado em CELEBRIDADES, Dia a dia. Bookmark o link permanente.

12 respostas para A dieta sem glúten de Juliana Paes

  1. marcia sm disse:

    Bom dia! Voces como sempre são muito antenados e o site cada vez melhor viu???!!!
    – Tinha visto essa matéria na internet e a duvida que fiquei é a seguinte: para quem almoca e janta fora de casa (meu caso!) como saber o que tem gluten ou nao? Existe alguma lista de alimentos?
    – Uma amiga carioca se trata com a mesma nutricionista e, alem do glutem, disse que a Andréia Santa Rosa entrega uma tabela com alimentos com alto índice glicemico que devem ser banidos nos primeiros 2 meses da dieta. Que alimentos são esses?
    Muito obrigada

    • saboridades disse:

      oi Marcia, em via de regra, pense sempre se naquela preparação tem farinha de trigo, se tiver com certeza tem glúten. Em seguida pense em aveia e cevada!
      O índice glicêmico dos alimentos você pode se basear um pouco nas fases 1 e 2 aqui da dieta de south beach (deixei uma tabelinha). Todos os alimentos tem índice glicêmico baixo!

  2. marcia sm disse:

    Muito obrigada, como sempre!
    Limonada tem baixo índice glicemico?
    Obrigada

  3. flavia disse:

    Ola, boa noite, concordo com você, uma vez que tiramos os carboidratos, ja diminuimos praticamente todo o glutem dos alimentos, portanto a dieta do Dr.Drukan, vai meio que por ai não?
    Outra coisa, agora eu que quero saber se voce concorda comigo: estamos fazendo a dieta do Dr. Dukan, meu marido sente falta de doce, então pensei: se pode laticinios, então pode um docinho de leite diet, to certa??? Comprei uns docinhos de leite diet, pra ele matar a vontade de doce, o que voce sugere?
    Abraços
    Flávia

  4. Lola disse:

    Eu tenho síndrome do instestino irritável que se manifesta no período menstrual. Depois que comecei a fazer a dieta de Dukan e portanto, cortei muitos carboidratos, sabe que eu notei uma melhora incrível?! Não sinto dor nenhuma mais. Acho que o glúten pode ser o meu problema…

  5. Elaine B.R. disse:

    Os preparados com leite, tipo iogurte desnatado,manteiga,e frutas não tem nada de Gluten? Eu achei que TUDO tinha…pelo menos um pouco….fiquei feliz.

  6. Fátima disse:

    Ola! Estou fazendo a dieta do Dr dukan e seu site tem sido super importante. Primeiro porque me dá incentivo e conhecimento. Duvidas: Quero emagrecer 11 k. Fiz a primeira fase em 10 dias, porem apezar de comer so proteinas ingeri carnes em geral. Não consegui me sentir saciada somente com carnes magras, então comi algumas carnes gordas, como costelinha de porco e picanha.. Pensei em tomar xenical, recomendação anterior de uma endocrinologista que eu consutei a anos atraz. O que voce acha? Agora na fase 2 , eu devo intercalar 1 dia somente de proteinas e outro com a inclusão de folhas e dos alimentos listados? Vi que tem informação na INTERNET que diz que deve ser feito 5 dias da fase 1 e 5 da fase2.
    Qual a forma mais correta?
    Outra duvida : Posso comer sempre que tiver fome ,refiro somente aos alimentos permitidos, ou somente em horarios pre estabelecidos?
    Posso tomar limonada com adoçante? Enjoo de ingeri somente agua e leite.
    Aguardo ansiosa.
    Obrigada e desejo de cada vez mais sucesso a voce.
    Fátima

    • saboridades disse:

      Fátima, veja o guia definitivo da dieta dukan aqui no blog que tem todas estas respostas, ok!
      Quanto ao xenical, você precisa passar no endocrinologista pois aqui no Brasil somente com receita e acompanhamento médico. Eu acho que ele pode lhe orientar mais corretamente.
      A dieta é liberada para como TODOS OS ALIMENTOS PERMITIDOS no momento que você quiser
      Limonada sim também já falei isto no post com o cardápio, por favor leia todos os posts e os comentários pois tem muuuuitas dicas ok!
      boa sorte

  7. Pingback: A dieta de Kim Kardashian | saboridades

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s