Sobrepeso e Obesidade Infantil


Este é um tema tão delicado para falar, mas estou inaugurando esta categoria aqui no blog já que algumas leitoras são mamães ou conhecem alguém que tem filhos e precisam sempre de toques de saúde na alimentação dos pequenos.

Não é novidade que o número de crianças com sobrepeso e obesidade no Brasil vem crescendo cada vez mais. Trabalho há cerca de 8 anos com crianças de devo confessar que de uns 2 ou 3 anos para cá, não sei o que ocorreu mas a quantidade de crianças acima do peso e com dislipidemias (colesterol e triglicérides elevados) que tenho visto está alarmante!!

Por isso que acho importante os pais, mães e responsáveis pelas crianças cuidarem SIM da alimentação, pegarem no pé, serem tachados de “chatos” (calma vamos falando como lidar com isso aos pouquinhos…) mas cuidarem o máximo possível para prevenir problemas que no futuro serão muito mais difíceis de serem tratados!

A própria obesidade e sobrepeso são bem mais fáceis de se corrigir ainda nesta fase, quanto mais novinha a criança mais fácil e rápido (não é a toa que nós adultos precisamos sempre estar controlando a dieta não é mesmo!)

Vou começar esta categoria dando duas dicas e ensinando uma receita. E cada uma ou duas semanas, vou apresentando mais e mais dicas. Dicas e receitas para tudo: Anemia, peso, como melhorar a alimentação das crianças, dicas para amamentação etc!

Além disso, pela importância do tema quero convocar você mamãe ou papai, para convidar seus amigos e amigas que tem filhos para participarem aqui do blog pois em breve vou começar um PLANO ALIMENTAR DE 8 SEMANAS, para emagrecimento e melhorias na alimentação da criançada! Quanto mais participantes melhores resultados pela troca de experiências. Convide seus vizinhos, colegas e mamães pois quanto mais pessoas envolvidas, melhor será! 

Vamos por partes?

1) CONTROLE AS PORÇÕES DOS ALIMENTOS

Criança precisa de alimentação variada, mas não é por isso que pode comer o que quiser e quanto quiser. Sabe a quantidade de alimentos que nós adultos precisamos comer quando estamos de dieta (pouco arroz, feijão, uma carninha magra, salada, frutas, leite desnatado…etc)? Esta é a quantidade que uma criança de até 10 precisa!

2) NÃO DEIXE JUNK FOOD À DISPOSIÇÃO NA SUA CASA

Chocolates, doces, salgadinhos e demais alimentos industrializados precisam ser comprados em pequenas quantidades. Deixe estes alimentos para serem consumidos em pequenas quantidades e não diariamente. Espere a criança pedir, se ela quiser ofereça apenas uma quantidade bem pequena (um bombom ou 2 biscoitos recheados por exemplo). Assim você não gera trauma na criança nem obsessão por este tipo de alimento! (vou falar sobre esta questão emocional da criança em breve)

No próximo post vamos ter mais dicas!!!

Vamos à receitinha?

A receitinha de hoje é para você começar a ensinar seu filho a comer verduras (o básico!). Não é tanto pela receita mas pela ESSÊNCIA do que é deixar seu filho na cozinha. As mamães muitas vezes fazem receitas maravilhosas escondendo legumes e verduras no meio das comidinhas (uma cenourinha no arroz, um chuchu na torta etc). Acho isto ótimo, mas não é o suficiente sabe por que? A idéia toda que você precisa entender é que seu papel não é ENFIAR COMIDA ABAIXO da criança. Seu papel é ENSINAR a criança a comer bem.

Portanto, comece a colocar seu filho(a) para te ajudar na cozinha e a ter contato com os alimentos! Assim ele vê as cores, sente o cheiro, o tato e vai perdendo MEDO dos alimentos diferentes. Hoje vou mostrar mais uma montagem de prato para você deixar seu filho fazer.

ESTRELAS DO MAR

Você vai precisar de:

150g de carne moída

1/2 xícara de cenoura ralada

1/2 xícara de abobrinha ralada

2 cols. (sopa) de queijo ralado

Faça uma mistura com a carne moída, a cenoura e a abobrinha. Misture tudo com as mãos e tempere com sal (se desejar use alho e cebola também).

Faça rolinhos compridos com a mão. Monte intercalando os rolinhos dessa forma:

…até obter uma estrelinha!

Comprima bem a estrelinha e salpique o queijo ralado por cima. Leve para assar em forma por cerca de 15 minutinhos!

As crianças vão amar a brincadeira na cozinha!!! Ah você pode deixar ela fazer outros formatos: coração, bolinha, rolinho etc! E você pode utilizar qualquer legume raladinho ou picadinho que você tiver. Comece com aqueles que a criança não tem tanta aversão!

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10 respostas para Sobrepeso e Obesidade Infantil

  1. Karina Nóbrega disse:

    Excelente a idéia de começar a nos ajudar com a orientação das crianças. Isto porque, venho acompanhando de perto a alimentação do meu filho de 8 anos que estava com um sobrepeso de 6 kg. Iniciei limitando a quantidade de alimentos e também levei-o a uma endocrinologista pediátrica. No entanto, estava sentido falta de receitinhas que o agradem e também o estimulem na direção correta para uma alimentação saudável. Muito obrigada!!! Um abraço e até a próxima.

  2. Rosi disse:

    Amei esta recaita tenho um filho de 9 anos que não come carne nem verdura,vou fazer esta pra ele.um abraço!!!!!!

  3. Michelle Faria disse:

    Oba!!!!!!!!!!
    Valeu, Carol!
    Estava esperando ansiosamente pela dicas e devo dizer que adorei..
    Amanhã teremos receitinha nova em casa…
    beijos

  4. Vanessa disse:

    Carol, tenho uma sobrinha de 11 anos que esta 25 kg acima do seu peso, ela ainda não menstruou, ja fez varias dietas com nutricionistas e não consegue emagrecer e sofre muito com isso, falei de vc e ela esta muito animada, passei ate seu blog pra ela, pode ate ser que ela entre pra conhecer, mas gostaria de saber sua opnião, qual dieta ela deve seguir, como podemos ajuda la.
    Ela esta sempre fazendo exame e esta tudo bem, só o que incomoda mesmo é estar acima do peso ideal.
    Desde ja agradeço.

    • saboridades disse:

      oi Vanessa, ela já tentou reeducação alimentar com nutricionistas, mas por que não deu certo? Tente conversar com ela para entendermos a raiz do problema! Só entendendo o por que é que podemos começar a pensar na dieta! Veja como está a alimentação dela na escola, em casa e quando sai. Se ela é ansiosa também. Assim ela pode seguir as dicas daqui do blog e o programa alimentar de 8 semanas, que vou postar nas próximas semanas ok!

  5. fabiana disse:

    olá Carol que bom q vc tocou neste assunto tenho um filho q está com ´colesterol e trigliceres altos ele começou esta semana tratamento, mas eu já estava fazendo algumas de suas receita p nos aqui em casa, ele adorou o pure de couve flor fica uma delicia, estou esperando novidades beijos

  6. Luciana disse:

    Obrigada Carol, por entrar nesse assunto
    Tenho uma filha de 9 anos , pesando 43 kg, e sinceramente, nao sei como lidar com a ansiedade dela, as vezes ate perco a lnha, e isso faz com que ela se irrite mais ainda…
    Vou aguardar suas novidades
    Beijos
    Luciana Pipolo

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