Vai um cacau aí? Benefícios do chocolate


Até hoje na minha vida conheci poucas pessoas que não gostam de chocolate: meu tio, uns 3 pacientes…e por aí vai!

Mas vamos confessar que chocolate é um dos alimentos que mais agradam a população; não é a toa que temos tantas coisas com ele: bolos, brigadeiro, tortas, docinhos, barrinhas de cereal, cereais, etc…além é claro, dos diversos tipos: branco, ao leite, meio amargo, amargo, com castanhas etc!

Pois hoje quero falar um pouquinho desta maravilha! Chocolate é o produto final de uma combinação de : cacau (pasta de cacau) + gordura (manteiga de cacau) +açúcar! Não é por menos que fica tão bom!

Ultimamente temos ouvido falar vários benefícios do chocolate. Mas os efeitos à saúde não são propriamente relacionados ao chocolate, mas sim ao CACAU.

Portanto, quanto maior o teor de CACAU do seu chocolate, melhor ele será para a saúde. Aí entra o ponto principal: chocolate branco é feito apenas com a manteiga de cacau então a concentração da fruta é tão baixa que nenhum benefício ainda foi mostrado, portanto corte da dieta. Quanto maior o teor de cacau mais amargo o chocolate e por isso você deve procurar consumir chocolates mais amargos ou com maior proporção de chocolate (a saber vou mostrar alguns aqui no final do post)

Alguns benefícios principais são:

– Redução da pressão arterial

– Diminuição do risco de doenças cardíacas pela presença de compostos fenólicos, os mesmos do vinho tinto

– Efeito antioxidante de compostos como os flavonóides, e o resveratrol que combatem aos radicais livres prevenindo doenças crônicas e melhorando o aspecto da pele.

Agora você deve me perguntar: mas como consumir para não engordar?

Pois é por ter sim uma quantidade considerável de gordura e açúcar você DEVE LIMITAR o consumo de chocolate. Quem está em uma dieta alimentar precisa tomar bastante cuidado!

Quais chocolates temos hoje? Aqui estou colocando algumas sugestões de produtos que encontramos no mercado. Lembre-se sempre que o ideal é você optar por um chocolate com maior teor de cacau e consumir até 25g por dia!

1- Chocolate LINDT com 70% de cacau -ainda encontramos chocolates desta marca com maiores teores.

2- LACTA DARK AND SOFT- com 50% de cacau, a Lacta conseguiu um chocolate macio e com pouco teor de açúcar. 25g tem 137calorias e 11g de carboidratos.

3- NESTLE CLASSIC MEIO AMARGO- não encontrei o teor de cacau desse chocolate, mas já mandei email para a nestle. 25g tem 127calorias e 14g de carboidratos.

4- HERSHEYS-Special Dark-13g de carboidratos e 137calorias em 25g de chocolate!

5-TALENTO INTENSE- Cuidado com a porção!!! Você só pode consumir 1/4 de chocolate!! 55% de cacau e presença de amendoas!

6- HERSHEYS MEIO AMARGO- apenas 41% de cacau, escolha apenas se não tiver opção!!

No próximo post vamos falar sobre como consumir estes chocolates e como encaixá-los na dieta!

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3 respostas para Vai um cacau aí? Benefícios do chocolate

  1. Iann Gabriel disse:

    Tem o Gold da Nestlé com 70% de cacau.. E um da kopenhagen também com a mesma percentagem!.. Adoro!!!!

  2. vanderlei disse:

    esqueceram de colocar o chocolate premium da neugebauer que possui 70% de cacau

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