Colágeno- como tomar, para que tomar- esclarecendo tudo


O QUE É

O colágeno é uma proteína. Sua função é primordialmente estrutural, ou seja, proporciona sustentação às células, mantendo-as unidas, sendo o principal componente protéico de órgãos como a pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões.

O colágeno é como um bloco de construção do corpo. Ele nos mantém com aparência jovial e saudável, e por isso cada vez mais as pessoas tem procurado tomar colágeno (quer seja em pó, em cápsulas ou alimentos com colágeno). No entanto, é melhor conhecer a realidade dos efeitos do colágeno, antes de gastar dinheiro em tratamentos de colágeno – e sobre os riscos que você pode levar em usar certos tipos de suplementos de colágeno.

COMO O COLÁGENO ESTÁ NO ORGANISMO

Esta proteína representa cerca de 30% de toda esta estrutura no organismo humano. A partir dos 25 anos (aproximadamente, esta idade varia de acordo com aspectos genéticos e ambientais) , passamos a sofrer uma perda de colágeno por volta de 1% ao ano.

Aproximadamente aos 50, o organismo passa a produzir apenas cerca de 33% do colágeno necessário para os órgãos de sustentação. Ou seja, não há uma produção/reposição adequada do colágeno no organismo.

Esta é apontada como uma das principais causas dos sinais do envelhecimento, uma vez que com a diminuição do colágeno os músculos ficam flácidos, a densidade dos ossos diminui, as articulações e ligamentos perdem sua elasticidade e força, e a cartilagem que envolve as articulações fica frágil e porosa. A deficiência de colágeno está também associada com a diminuição da espessura do fio capilar e com a desidratação e perda de elasticidade da pele, culminando em flacidez e no aparecimento de estrias, celulites e rugas.

Viram quanto impacto o colágeno pode ter na saúde e beleza das pessoas?

SUPLEMENTOS

Os suplementos de colágeno são supostamente para reverter esta perda natural. Existem hoje no mercado muitas formas de suplementos de colágeno:  em cápsulas, em pó, em barras de cereais ou outros alimentos, em shakes, em cremes e até em injeções (esta um caso a parte, pois apenas o médico dermatologista ou cirurgião plástico pode fazer a aplicação ok?)

EFEITOS E COMO TOMAR

Os reais efeitos dos suplementos de colágeno são discutíveis. Existem poucos estudos sobre os efeitos dos suplementos de colágeno em condições de flexibilização, como a osteoartrite.  No entanto temos alguns estudos que sustentam a suplementação do colágeno para manutenção e melhora das condições do organismo. Alguns importantes estudos foram realizados no Brasil mesmo, aqui pertinho da minha cidade, pela Unicamp/Campinas.

Uma dúvida muito comum em consultório é como tomar este colágeno.

Em primeiro vale a pena você conversar com seu nutricionista para avaliar a sua alimentação, pois precisamos ter um bom nível de saúde e uma dieta bem equilibrada para garantir a produção de colágeno pelo próprio organismo. Além disso quanto melhor for a sua alimentação e dia a dia, mais fácil será a absorção deste colágeno suplementado. Alguns fatores que interferem neste processo de reposição: presença de vitamina C no dia a dia, vitamina D, água (boa hidratação), e alguns fatores externos como prática de atividade física e exposição ao sol.

Garantindo a boa alimentação, podemos começar a pensar na suplementação do colágeno. A dose recomendada desta proteína é de cerca de 10g ao dia.

O melhor colágeno é o hidrolisado ou HC (HIDROLISADO DE COLÁGENO) devido à sua alta absorção gastrointestinal. Então o que mais recomendo é você comprar o colágeno hidrolisado em pó mesmo, e adicionar à sua refeição: misturar no leite, no suco, ou na fruta por exemplo. Compre em casa de produtos naturais ou em farmácias de manipulação.

Nós nutricionistas podemos mandar manipular o colágeno com alguns aditivos como antioxidantes que farão mais benefícios à sua saúde, vale a pena dar uma investigada sobre o que você quer ok!

EFEITOS COLATERAIS E RISCOS

Os riscos de efeitos colaterais variam, dependendo do tipo de colágeno e tratamento que você recebe. Os cremes de colágeno, provavelmente, vão fazer o maior dano à sua carteira, e não no seu rosto. Os suplementos orais podem principalmente representar um perigo se você tem sensibilidade alimentar ou alguma condição que impossibilite esta suplementação. A maioria do colágeno disponível no mercado é feito a partir de colágeno obtido da hidrólise em animais como bovinos ou suínos.  injeções de colágeno pode ter alguns efeitos secundários.

Anúncios
Esse post foi publicado em BEAUTÉ, Dia a dia e marcado . Guardar link permanente.

21 respostas para Colágeno- como tomar, para que tomar- esclarecendo tudo

  1. Paula disse:

    Oii Carol!!
    Estava aqui ansiosa esperando esse post!!! Adorei!!! Uma pena que tenho o colágeno em cápsulas, mas vou terminar o que eu comprei e quando for comprar novamente compro em pó pra experimentar.

    Outra coisa, nem acreditei, mas consegui achar o livro do Pierre Dukan na Nobel!!! Senti como se fosse um sinal dos deuses, pq nem tava procurando!!! Tava la de bobeira olhando e me deparei com o livro dele (AFF, cruzes!!! pq ja tinha visto que nao tem mais pra vender em nenhum lugar!).

    Acho que esse é o sinal!!!
    Beijaooo

    • saboridades disse:

      Oi Paula
      Que ótimo que você achou o livro! Mas olha, não se assute a dieta é beeem restrita! Tanto que ele não deixa comer folhas na fase 1 etc. Mas acho que vai ser bom para você entender o conceito da dieta!

      Compre o colágeno hidrolisado sim, o resultado será melhor!
      Boa sorte

  2. Lou Fernandes disse:

    Oi Carol, muito obrigada pelas info que vc posta no seu blog. Estou aprendendo muito com voce. Sobre o Colageno hidrolisado queria esclarecer uma duvida. Uso o colageno hidrolisado de peixe em po que compro de uma empresa japonesa, o Meiji. Li que se tomado todos os dias faz seu rosto inchar e dai parei de usar com frequencia pois tenho uma cara de lua cheia :). Tomo de 3 ou de 4 em 4 dias. O que voce acha disto? Outra duvida. Vou iniciar a dieta do Dr Dukan e quero saber se posso tomar o colageno com suco de limao ja que vc mencionou que e preciso consumil-lo com vitamina C.

    Mais uma vez obrigada pela atencao e parabens pelo blog.

    Lou Fernandes

    • saboridades disse:

      Nossa Lou que esquisito isto do rosto inchar! Porque o colágeno não tem esse poder todo não…pode ser que este colágeno que você está tomando tenha algum composto que cause retenção hídrica, melhor evitar. Os melhores hidrolisados de colágeno são provenientes de carnes (suínas, bovinas e aves) e não os de peixe. No Brasil temos bastante opções boas. Vater com suco de limão é ÓTIMO PARA CELULITE!
      Beijos!

      • Lou Fernandes disse:

        Valeu Carol! Bom saber que colageno com suco de limao detona celulite. Vou fazer entao… Bjs!

  3. julia disse:

    Boa tarde gostaria de saber a partir de que idade pode-se começar a tomar o suplemento.

  4. Marcia disse:

    Olá.
    1. Posso tomar colágeno na dieta Dunkan?
    2. Qual a dose diária? (vou usar colágeno em pó comprado a granel)
    3. É preciso conciliar com cápsulas de Vitamina C? Neste caso, qual a dose diária?

    Muitíssimo obrigada, sou sua fã!! rsrs
    Bjos.

    • saboridades disse:

      oi Márcia!
      Pode tomar sim, mas no leite ou batido com chá…vc viu no post a dose diária é de 10 g= 1 colher de sopa
      Você pode usar qualquer vitamina C efervescente ou em cápsula de farmácia, mas para a dose só calculando ok! E aí só meus pacientes mesmo! 🙂
      Beijos

  5. cleusa viviani disse:

    Oi,gostei do seu blog,parabens! Meu nome e Viviani e tenho 54 anos.Tem um colageno que tomo que ja vem com vitamina C( Collagen 10mg e vitamina C 80mg -sachets).Preciso acrescentar mais vitamina C ou esta quantidade que ja esta na formula e o suficiente? Eu tenho uma dieta que parece se adequar ao caso,mas nao pratico exercicios.Isso pode me engordar?Agradeco se me responder.Bjs

  6. Ro disse:

    Olá Carol, td bem!!
    Sou uma leitora assídua de seu blog e indico para tds minhas amigas, depois do sucesso da dieta Dukan, consegui eliminar 08 kgs em 01 mês e graças a Deus até o momento estou mantendo o meu peso, então por causa disso, todas as minhas amigas estão seguindo seu blog e suas dicas de nutrição…pena q moro longe de sua cidade, senão iria fazer uma visita em seu consultório….mas quem sabe um dia ..rs
    Bom, minha dúvida é a seguinte, grávidas podem consumir colágeno hidrolisado em pó?

  7. Renata disse:

    OLÁ, TENHO 21 ANOS, MAS MINHA PELE É MUITO SENSÍVEL, TENHO PEQUENAS RUGUINHAS E CABELO FINO E UNHAS FRACAS.
    ESTOU TOMANDO COLÁGENO HIDROLIZADO POR INICIATIVA PRÓPRIA, DE UMA A DUAS COLHERES DE SOPA AO DIA, ANTES OU APÓS AS REFEIÇÕES.
    GOSTARIA DE SABER SE HÁ ALGUMA CONTRA INDICAÇÃO E SE ESTOU INGERINDO A QUANTIDADE CERTA PARA O MEU PROBLEMA. MUITO OBRIGADA! 🙂

    • saboridades disse:

      Contra indicação não há, mas é bom consultar sua nutri pois unhas fracas podem ser sinal de outras deficiências alimentares, já leu o post sobre unhas aqui no blog?
      A quantidade certa é uma colher ao dia!
      Beijos!!

  8. Lu disse:

    Tenho algumas dúvidas:

    1- A dose recomendada de colágeno aqui no site é 10 g/dia. Comprei colágeno hidrolisado em cápsulas de 300 mg da Quality Nutrition, que indica a ingestão de 3 cápsulas ao dia, o que dá 900 mg/dia, muito inferior à dose recomendada aqui no site !
    Gostaria de saber se vai adiantar alguma coisa a ingestão dessas cápsulas.

    2 – Já li que o colágeno em cápsulas é muito pouco absorvido pelo organismo e o ideal é a ingestão da proteína precursora (?). O que me diz sobre isso? A ingestão de cápsulas é tão eficiente quanto em pó ?

    3 – Qual o melhor horário para tomar ? Junto com as refeições ou entre as refeições ?

    • saboridades disse:

      oi Lu realmente o estudo que eu li é uma tese de mestrado da Unicamp e a indicação é de 10g de hidrolisado de colágeno ao dia. Acho que você deve tomar estas cápsulas este mês e depois comprar o colágeno em pó.
      O colágeno é uma proteína então fica tranquila e na forma hidrolisada em pó melhor ainda. Você precisa apenas fazer uma alimentação bem variada com frutas cítricas para garantir o aporte de vitamina C.
      Melhor tomar longe das refeições.

  9. sintia disse:

    Oii, gostaria de saber se posso colocar o colágeno em pó na água e tomar com chimarrão!!
    é errado fazer isso?

  10. cida disse:

    oi gostaria saber se pode tomar o colageno no leite com café quente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s