Receita do dia: Lasanha de berinjela


Esta receita é super comum não é? Mas você precisa tomar cuidado ao comer esta lasanha por aí pois muitas vezes as pessoas fritam a berinjela antes de montar o prato, aí não adianta nada não é mesmo?

A berinjela é um alimento super saudável que tem uma propriedade bem bacana: ela atua como uma esponja ou seja, absorve todo o óleo que você coloca nela. Por isto devemos evitar consumir a berinjela frita, pois ela terá muito óleo.

Algumas pessoas associam esta propriedade da berinjela à redução da gordura “dentro” do organismo, ou seja, supostamente a berinjela ajudaria a diminuir os índices de colesterol e triglicérides no organismo (algumas pessoas até tomam suco com berinjela pela manhã)

Mas…nenhum estudo ainda comprovou realmente este benefício. Há a possibilidade disso ocorrer sim, mas nada provado. E não tem nenhuma contra indicação, ao final estamos falando de um legume saudável, natural, cheio de fibras e poucas calorias. Então não custa nada incluirmos a berinjela no dia a dia não é mesmo?

Esta receita é deliciosa e pode ser consumida por quem está fazendo a dieta DUKAN ou de South Beach ou controle de carboidratos (queridos pacientes esta é para vocês!)

Vamos à receita?

Você vai precisar de:

– 1 berinjela grande

– 30 gramas de queijo tipo mussarela light

– 100 gramas de blanquet de peru

– 1 xícara de molho de tomate

– orégano, sal e temperos frescos ao seu gosto (pimenta, manjericão, cheiro verde)

Descasque a berinjela e corte em rodelas bem fininhas. Tempere com bastante orégano e uma pitada de sal. (se desejar use os ingredientes que você gosta como ervas frescas ou pimenta).

Agora você vai grelhar cada rodela de berinjela em uma frigideira. Não use óleo nenhum! Pois isto aumentará o valor calórico do prato ok!

Você deve grelhar a berinjela na frigideira usando apenas um poco de água (pouca, para não deixar a berinjela muito úmida). Use o mesmo método do bife grelhado em água é só ver aqui: GRELHAR NA ÁGUA

Separe as berinjelas grelhadas em um prato e comece a montar a lasanha: uma camada de molho, uma camada da berinjela, uma do peru e uma de queijo. Finalize com o molho e vá montando até encerrar.

Para esta receita utilizei uma forma pequena que rende de 2 a 3 porções médias!

Agora é só colocar no forno por 10 minutinhos. (a berinjela já foi preparada então este processo é só para esquentar e derreter o queijo mesmo ok)

Hmm e depois está pronto:

cada porção 284 calorias (metade do que foi preparado aqui, como demonstrado no prato)

Esse post foi publicado em RECEITAS. Bookmark o link permanente.

42 respostas para Receita do dia: Lasanha de berinjela

  1. Débora disse:

    Oi Carol, tudo bem?

    Posso prepara-lá com uma refeicção na dieta do Dr. Dukan?

    Abraços

  2. ludmilla almeida disse:

    carol,
    Fantastica sugestao!!!!!!!!!!!Esse molho,voce indica fazer natural com o tomate/azeite/temperos …ou compramos pronto?A duvida se resume na quantidade de açucares dos molhos prontos.(estou na dieta Dr.Dukan).

  3. Marcela disse:

    Olá!! Em qual fase da dieta Dukan essa receita pode ser consumida?

  4. Marcela disse:

    Parabéns, blogueira. Estou adorando cada vez mais seu blog, principalmente a parte de receitas… Isso me faz ficar firme na dieta cada dia mais!!
    beijoss

  5. Rosangela disse:

    oie.. amei esta receita, mas como estava meio enjoada de peru, alterei para carne moída magra…ficou deliciosa, pq preparei a carne moída com meio copo de água, sem nenhum pingo de óleo.
    Bom espero que não tenha errado, substituindo o balnquet de peru pela carne moída.
    Mas dê sua opinião, please, assim fico mais tranquila para fazer novamente…
    Super beijo e parabéns pelo blog

  6. Pingback: Guia definitivo da dieta DUKAN | saboridades

  7. michelle disse:

    Gente tô até com medo dessa receita ser falsa……….. faço essa lazanha umas 3x por semana…… tô viciada rsrsrs!!!!!!!!

  8. kiki disse:

    Hummm almoço de domingo vai ser lasanha de beringela com direito á sobremesa de gelatina, assim dá prazer fazer dieta!!!!! Vc é mesmo um amor Carol!!!!

  9. Ana Rita disse:

    Oi Carol,
    começei a fazer a dieta Dukan na 2ª feira, estou a ir para o 3º dia, na 1º fase. Tenho 2 questoes:
    1ª tenho uma bebe q acorda a meio da noite e quando trato dela, fico com fome, o que comer?
    2ª como pretendo emagrecer 3 kilos, li que podia fazer 3 dias as fases 1 e 2 e depois passar para a fazer 3, isto esta correcto? Ou deverei ficar na 1ª fase at´´e atingir o peso desejado?
    Obrigada e parabens pelo seu site, sou portuguesa e estou maravilhada com a prontidao das suas respostas.
    Rita

    • saboridades disse:

      1- Faça rolinhos com queijo e peito de peru ou presunto magro e coma. Quem tem bebe se você estiver amamentando não pode fazer a dieta ok?
      2- Faça a fase 2 até obter o peso desejado, é pouca coisa vai ser rapidinho! Veja o guia definitivo da dieta dukan aqui no blog!
      Boa sorte

  10. Pingback: Receita de fondue de queijo caseiro | saboridades

  11. Pri disse:

    Oi Carol, preciso de sua ajuda em outra área srrs.
    Meu esposo ao contrário de mim, srrs está precisando ganhar uns quilinhos, ele está com 62, e quer ir para 70 kilos, mas é muito ruim para comer e dificil de ganhar peso, vc teria algum cardápio para que ele possa chegar a esse objetivo?

    Desde Já Agradeço

    • saboridades disse:

      Pri, tem que pensar bem, eu raramente dou dieta para quem quer engordar a não ser que precise muito, é o caso dele? quanto ele tem de altura, idade e como está a saúde dele? Bjos

  12. Pri disse:

    Então ele acha que precisa desse tanto eu já acho que precise de menos, mas você quem irá dizer.
    A altura dele é 1,74, está com 62 kilos , tem 32 anos, tem uma boa saúde. VÊ se vc consegue nos ajudar nisso, pois elefica reclamando muito, pois eu engordo só de olhar para a comida rssrrs e ele NADA.SRSR

    Fico no Aguardo Bjus.

    • saboridades disse:

      Pri…sinceramente, eu defendo os magrinhos rs
      Porque se ele quiser engordar precisa fazer acompanhamento com nutricionista +atividade física pois depois dos 30 anos é mais fácil ganhar gordura…mais precisamente gordura abdominal!
      Beijos

  13. Pri disse:

    Outra coisa Carol, posso comer a Lasanha na fase 1 da dieta?

    • saboridades disse:

      Se você estiver fazendo a dieta certinha do dr dukan proteína pura, na fase 1 é melhor não comer porque o molho de tomate tem um pouquinho de carboidrato se estiver fazendo a minha versão pode comer sim!

  14. pri disse:

    A sua versão vc fala é a de comer legumes na fase 1, e fazê-la por 14 dias?
    Bjus bom inicio de semana

  15. Pingback: Dieta Dukan +cardápio (fase sem carboidratos) | saboridades

  16. patricia soares disse:

    oi estou amando as suas dicas e bom saber que não estamos sozinhas nessa batalha…
    sempre temos vc para nos ajudar quando queremos comer comidinhas dukan com gostinhos de comidinhas de mamae beijos te adoro

  17. Oi Carol, confessso que quando olhei a carinha achei que o sabor da berinjela iria se sobresair demais, mas me enganei. A lasanha ficou maravilhosa, mas optei pelo queijo branco light. Beijos e nos passe mais receitas rs.

  18. Sandra L. disse:

    Desculpa a pergunta;
    Beringela na fase 1 ..PODE??

    Obrigadaaaaaa

    • saboridades disse:

      Sandra não sei se você viu mas eu faço algumas mudanças na dieta etapa 1 deixo vegetais verdes e na 2 libero todos os vegetais ok! Lasanha de berinjela é melhor deixar para a fase 2!

  19. leila disse:

    Carol nao te conheço mas ja te adoro!!! estou no segundo dia da dieta gosto muito de comer kani e aspargo na comida. ta liberado na fase 1?

  20. juliana disse:

    Ola Carol

    Estou fazendo a dieta desde segunda feira e não perdi nenhum grama, é comum na primeira semana nao perder nada?

  21. Juliana disse:

    estou acompanhando e estou adorando …parabéns as receitas são uma delicia…

  22. mary disse:

    Carol tudo bem? adorei seus post, ajuda muito!! anima muito!! eu estou fazendo a dieta desde segunda (fase 1) e tive um efeito contrário, ganhei peso, ao invés de perde-lo! vc conseguiria me ajudar a entender o porquê? meus exames clinicos estão em dia sem alteração! e não cometi excessos na dieta! realmente eu não estou entendendo nada…
    bjs e parabéns pela paciência e a iniciativa.

  23. chris disse:

    eu fiz essa receita, nossa eu ameiiiiiiiiiii!!!! vou fazer para meus pais esta semana. beijoss

Deixe um comentário

