Dica rápida: como preparar alimentos no vapor


Você já deve ouviu falar que quando preparamos os alimentos no vapor, eles são mais saudáveis? Não? Pois é, ao prepararmos desta forma, preservamos mais as vitaminas e minerais do alimento, pois eles não se perdem na água do cozimento por exemplo.

Além disso não usamos óleo nem outro aditivo para cozinhar no vapor, apenas a água!

Se preparar o jantar significa abrir a parte superior de uma refeição congelada pré-embalada ou abrir uma caixa de cereais, é hora de mudar.Você não tem que ser um cozinheiro super preparado para criar pratos com baixo teor de gordura, e bem mais saudáveis. O principal desafio para comer bem enquanto controla as calorias é escolher alimentos ricos em nutrientes e evitar o excesso de gordura na dieta sem abrir mão do sabor.

Cozinhar no vapor é, simplesmente, fazer a comida em um ambiente fechado repleto de vapor.Você pode cozinhar em uma variedade de maneiras, e a que considero mais prática claro é ter uma panela própria para isso. Mas se você não quer gastar com este equipamento ainda, vale utilizar um truquezinho:

Pegue uma panela e coloque cerca de 3 dedos de água, dentro da panela (precisa ser grande), coloque um escorredor de macarrão (sim aquele suportezinho cheio de furinhos) e coloque os alimentos que você quer cozinhar dentro dele. Depois é só vedar bem o escorredor com papel alumínio, ligar o fogo e deixar cozinhar.  c

Os melhores candidatos para cozinhar ao vapor: Legumes como aspargos, abobrinha e vagem, pêras, peitos de frango, filetes de peixe, camarão e marisco.

Dicas de cozinha:
* Um filé de peixe leva cerca de 6-15 minutos a vapor, dependendo do peixe, legumes e frutas (como um monte de aspargos médi, um quilo de vagem ou duas peras cortadas cima) tomam 10-25 minutos; um peito de frango desossado, a 20 minutos.

*Não se preocupe com o sal: deixe para salgar e temperar os alimentos após a vapor.

Tente isto: pegue um filé de peixe (de sua prefeência) e coloque bastante limão e manjericão fresco. Embrulhe bem com papel alumínio e leve no vapor. Cozinhe por 8 minutos no vapor e estará pronto!

Anúncios
Esse post foi publicado em Dia a dia, RECEITAS. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s