Dieta Dukan-fase 3 Consolidação


Já que falamos tanto sobre a dieta DUKAN no blog, hoje vamos para a explicação sobre como funciona a terceira etapa de dieta, que é a mais fácil pois tem maior variedade de alimentos.

A explicação sobre como funciona etapa 1 está aqui:

Dieta Dukan (Jennifer Lopez)

A primeira fase da dieta:

Etapa 1 +Cardápio e uma outra opção de cardápio aqui: opção para fase 1

Na fase 2 você deve ter feito este tipo de cardápio: Fase 2

Como fazer a ETAPA 3:

Este é o momento em que todo seu trabalho duro foi recompensado, você tem a sua meta de peso, mas você está sob um enorme risco de iô-iô – ganhar tudo de volta, se não prestar atenção ao que você come com cuidado. A vantagem é, agora você pode adicionar muitos produtos saborosos, que eram proibidas nas fases 1 e 2, como você não precisa perder peso – apenas manter o peso que você está e não ganhar mais.

A regra é simples – para cada quilo que você perder, você precisa estar na fase de consolidação, durante 5 a 10 dias. Então, se você perdeu 10 quilos, você precisa estar na fase 3 por 50  a 100 dias. Entendeu?

Esta fase é toda controlada para voltar ao normal, mas com uma alimentação saudável.

Além dos produtos permitidos nas fases anteriores, agora você vai ser capaz de ter: pão, fruta, queijos e outros produtos ricos em amido. Você também será capaz de ter alguns outros alimentos que eram proibidos até agora, graças às refeições comemoração, mas você precisa seguir todas as regras:

1 porção de fruta por dia

Bastante fruta qualquer com exceção de bananas, cerejas e frutas secas. Uma porção é uma peça: uma maçã, uma pêra, uma laranja, uma pequena taça de morangos, um punhado de amoras, ameixas um pouco, etc

2 pedaços de pão integral por dia

Você pode tê-los em qualquer momento do dia: café da manhã, como sanduíches, com sopa.

40gramas de queijo por dia

Você pode ter qualquer: gouda, queijo suíço, cheddar. Evite queijos de cabra, camembert, roquefort. É melhor ter a parte inteira de uma só vez, para evitar ter demais.

2 porções de produtos com amido na semana

Evite arroz branco e batatas.

Pasta – para obter melhores resultados se os integrais e cozinhe-as al dente (o que levará mais tempo para que o corpo de processo). Não use creme ou manteiga, enquanto prepara o prato e consumo no máximo 1 xícara do produto já cozido.

Integrais de arroz – mesmo valor do macarrão.

Lentilha e feijão

Refeições comemorativas

Duas vezes por semana você pode ter as refeições celebração. Isso pode ser qualquer coisa. Sim, pode ser pizza ou batatas fritas e sorvete, mas há regras:

Entre um jantar de celebração e na próxima, deve haver pelo menos uma diferença de 48 horas, por isso, se você tiver um para o jantar de domingo, você não deve ter outra segunda-feira um café da manhã. Você tem que dar tempo ao corpo para queimar as calorias em excesso.
É melhor na verdade, escolheu um momento onde você realmente pode “celebrar” esta refeição. Talvez tenha algo gorduroso, mas prepará-lo sozinho em casa. Poderia ser um aperitivo (como pão francês por exemplo), o prato principal (frango frito, pizza, sanduíches), sobremesa (um pedaço de bolo) e um copo de vinho.

Proteína Dia

Por último mas não menos importante: um dia de pura proteína (PP) por semana.Essa é a garantia que você não vai ganhar peso. Neste dia, você só pode comer os alimentos permitidos na fase de ataque. Não se esqueça…entre lá no link caso tenha dúvidas: fase 1

É só mais um esforço, que vai um longo caminho, para suportar seu peso, saudável novo. É melhor escolher uma quinta-feira, como geralmente é o dia menos ocupado, do que as preocupações da segunda-feira.

Eu sugiro que você se pese semanalmente nesta fase para evitar o ganho de peso ok!

Esse post foi publicado em Dia a dia, DIETAS e marcado . Guardar link permanente.

66 respostas para Dieta Dukan-fase 3 Consolidação

  1. nadia disse:

    parabens pelo blog, achei a explicação sobre a dieta Dukam muito boa,amanhã mesmo começo vou testa uma semana se ver resultados prosigo,mas o q mais achei chato foi o ñ consumo de frutas q gosto muito,bjs
    Nádia

  2. Wal disse:

    Seu blog é tudo o que eu precisava para ter um estímulo extra, pois com a reposição hormonal ganhei um pouco de peso. Sempre tive alimentação balanceada, mas estou
    co dificuldades de perder peso. Vou começar a dieta Dukan amanhã mesmo…
    Parabéns pelo excelente blog e obrigado por suas orientações.

  3. marcia disse:

    Olá, estou há 5 dias na fase I PP, sem comer qualquer verdura ou legumes. Começo a fase II hoje, porem hoje tenho o aniversario das minhas filhas. Duvida: alguma bebida alcoolica é permitida? Ou, qual a menos nociva e quantas doses?
    Alem disso, pipoca é permitido em alguma fase?
    Grata

    • saboridades disse:

      pipoca somente na 3 fase. Nenhuma bebida alcoólica é permitida, apenas refrigerante diet.
      Consulte seu médico ou nutricionista o quanto antes para te orientar melhor ok!
      boa sorte

  4. Débora disse:

    Olá! Seu blog está fantástico!!!
    Vou começar esta nova dieta nesta segunda feira!!!
    Mas gostaria de saber da fase 4… a manutenção.
    Grata.

  5. Deisy disse:

    Comecei a dieta no dia 03/05/11, já faz uma semana e emagreci 2kg, minha mãe emagreceu 3kg, na nossa primeira semana incluímos folhas e alguns legumes senão não há quem aguente. Dia 11/05/11 começamos a 2ª etapa, não mudamos muitas coisas, vamos tentar manter o peso. Não sentimos tanta falta do arroz (por mais incrível que pareça), comemos bastante queijo fresco e gelatina… Preciso emagrecer mais 4 kg será que consigo? Vou voltando para comentar…

  6. Janaina disse:

    Olá, comecei a fase PP há 4 dias estou MUITO satisfeita e vaidosa não consigo parar de olhar a barriguinha no espelho.
    Estou querendo comprar o livro, você sabe se as receitas vêm junto?

    Obrigadíssima e super beijo!

    • saboridades disse:

      oi Janaína na versão que eu li tinha receitas, mas veja aqui no blog tem várias receitas ok! Panqueca, Hamburguer, Bife grelhado na água, peixe com aveia e lasanha de berinjela!! Boa sorte e parabéns pelo novo corpitcho!

  7. Deisy disse:

    Boa Tarde, queria saber se vc tem um exemplo de cardápio para a fase 3 se não, onde posso encontrar? Beijo…

  8. Pingback: Guia definitivo da dieta DUKAN | saboridades

  9. Hélida disse:

    Adorei seu blog e me empolguei… ja fiz todas as dietas imaginaveis e nao consegui chegar na segunda semana…
    ha meses estou com um efeito sanfona e nao emagreço mais que tres quilos, sempre acabando por recuperar tudo e mais um pouco…
    preciso eliminar 12 kilos pra poder engravidar!!!
    amanha mesmo vou começar essa.
    Preciso de forças pra continuar, mas vou conseguir.
    Obrigada, bjossss…

  10. ludmilla almeida disse:

    ola….tambem te agradeço,acho esse trabalho informativo e até interativo o que voce fez e faz com o seu blog, é fantastico!!!!estou na dieta dukan,entro amanha na 3ªfase e já perdi 4 kg.:)))Mas agora estou com uma duvida;como ainda nao temos um “cardapio” da fase 3,estou com medo de comer em excesso.Em resumo na fase 3´ posso usar o cardapio da fase 2 incluindo os alimentos permitos da fase 3???(seguindo as orientaçãoes da fase 3).o que acha?abraços,

    • saboridades disse:

      oi Ludmilla, você já está no peso ideal?
      É isso mesmo, continue com a fase 2 e inclua as poucos os alimentos permitidos na fase 3!
      Boa sorte!

      • ludmilla almeida disse:

        nossa…respondeu rapido!!!o que ainda estou em duvida:na fase 1 e 2 eles falam que proteina magra é a vontade…na fase 3 é a vontade???queijo?iogurte desnatado?leite desnatado?carne magra??mesmo incluindo o açucar das frutas e do carboidrato complexo??

      • saboridades disse:

        Isso! Mas maneire nas quantidades! Por exemplo: 1 porção em cada refeição, respeitando sua fome! ok!

  11. Hélida disse:

    Ola meninas!!!
    Soh passei pra deixar um Oi e dizer que comecei a dieta no dia 23 e hoje dia 26 me pesei e ja eliminei 2 kg, estou super animada e firme!!!
    Descobri uma sopa com minha nutricionista de 30 calorias a porçao,que fiz em casa mesmo, nao tem carboidrato e açucares que estou substitindo por uma das refeiçoes por que é uma delicia…
    obrigada pela atençao…
    bjinhosss.

    • Ana Lúcia Cavalcante Garcia disse:

      Olá meu nome é Ana estou fazendo a dieta dukan também e eu gostaria muito de saber essa receita dessa sopa para eu fazer também. Se vc puder passar a receita eu agradeço muito e qdo eu tiver uma receita também te passo. Beijos e boa semana

  12. Adelaide Mariano disse:

    Ola,, estou no segundo dia da dieta.. mas, com muita azia.
    como tenho alergia a ham, bycon, estou com bastante dificuldade
    pra dieta.. somente carne , peito de frango, fish, bufala cheese e cottage cheese
    mas, estou esforcando ..
    obrigada pelas dicas.. beijo.Ad.

  13. Adelaide Mariano disse:

    Ola, estou muito feliz com a dieta , apesar das restricoes por causa da alergia estou indo muito bem. Na primeira fase da dieta , com uma semana emagreci 03 kilos.. agora ja comecei com as saladinhas.. ficou mais facil.. to muito animada.
    thank you.. Ad.

  14. Laís disse:

    Bom dia Carol, gostaria de dividir com você a minha felicidade em conseguir atingir minha meta. Consegui perder os 5 kg a que me propus. Agora estou entrando na terceira fase da dieta, sei que ainda tenho um longo caminho pela frente…mas estou bem animada em continuar. Estou adorando as receitas que você vem passando, dá pra fazer dieta e comer muito bem, isso é ótimo. Bjs.

  15. Michele disse:

    Adorei seu bolg, já tinha decidido começar esta dieta, mas agora estou animadíssima. Começo amanhã e espero logo ter resultados para te contar.Obrigada.

  16. Ad. disse:

    Ja faz 20 dias que comecei a dieta , deu certo, emagreci 5 kilos..
    cometi um pequeno erro que atrapalhou muito.. quer dizer .
    eu acho que foi o mel sobre o cottage cheese.
    Hoje no domingo.. nao resisti e comi
    uma porcao de arroz integral, feijao e carne..
    e chocolate de sobremesa..
    Ufa… foi muito bom
    acho que estou bem irritada hoje
    e parti pro chocolate.. mas, to feliz com o almoco de gala..
    mas, agora ja to decidida a voltar tudo de novo..pois amei
    os elogios esta semana.
    beijo e obrigada pelo blog.. tem me dado muita forca.
    thank you
    Ad.

  17. Laís disse:

    Olá Carol, gostaria de tirar uma duvida, agora na 3ª fase da dieta dukan posso comer pão feito com farinha de linhaça dourado light em substituição do pão integral light ??? Bj.

  18. Daiana disse:

    Oi Carol. Dos 4 kg q queria emagrecer, já emagreci 3kg, mas estou com o intestino preso fazem 7 dias, isso mesmo 7 dias, por isso acho q já perdi os 4…Gostaria de iniciar a fase 3, mas antes tirar algumas dúvidas como sempre…A fase 2 estava fazendo um dia PP e um dia PV, mas sempre comendo moderado…Na fase 3 minha dúvida é…posso acrescentar 2 fatias de pão preto por dia, e uma porção de fruta, certo?? Existem 2 refeições q poderei fazer como quiser (comemorativa)seguindo o intervalo de 48hs, mas sobre carboidrato no almoço e jantar, é q li sobre 2 porções, e não entendi se como com a proteina, por exemplo: arroz, feijão, e carne, ou essas 2 porções estão dentro da (comemorativa). Outra dúvida é sobre o queijo nessa fase??? Na 1 e 2 pode queijo, e nessa diz poder, por acaso são queijos diferentes??
    Brigadinha…Bjão! Daiana

    • saboridades disse:

      Oi Dai é isso mesmo, carboidrato são duas vezes na semana ok? Escolha uma refeição e coma o carboidrato como macarrão integral ou arroz integral por ex!
      Queijo você pode comer qualquer tipo, de preferência magro, mas se atente na quantidade de no máximo 40g por dia, o que dá mais ou menos 2 fatias grossas!
      Boa sorte

      • Daiana disse:

        Brigada pela dica Carol…Eu fazia a dieta do VP. Só queria dar um engrenada na perda de peso, na qual já aconteceu…Será q se continuar a me cuidar como antes, comendo frutas, verduras, leguminosas, arroz integral e pães integrais, iogurtes com linhaça, voltarei a engordar?
        Estou me sentindo muito fraca p levar a Dukan adiante??!
        Aguardo tua respostinha…Bjão!!

  19. Daiana disse:

    Brigada pela dica Carol…Eu fazia a dieta do VP. Só queria dar um engrenada na perda de peso, na qual já aconteceu…Será q se continuar a me cuidar como antes, comendo frutas, verduras, leguminosas, arroz integral e pães integrais, iogurtes com linhaça, voltarei a engordar?
    Estou me sentindo muito fraca p levar a Dukan adiante??!
    Aguardo tua respostinha…Bjão!!

  20. Daiana disse:

    Oi Carol, desanimei e engordei tudo q havia emagrecido, os 3 kg, jaquei legal…
    Amanhã volto p fase 1 de novo, tem algo q posso fazer p me animar e encarar denovo?

  21. Daia disse:

    Oi Carol, cá estou eu fazendo novamente a dieta Dukan, tenho uma dúvida. Na dieta pode-se comer creme de leite, e creme de leite fresco (nata)??

  22. Thania disse:

    Carol, é possivel continuar perdendo peso na Fase 3 da Dieta Dukan, seu eu manter atividade física e não exagerar nas “celebrações”?
    Obrigada,

    Thania

  23. Laís disse:

    Olá Carol, minha terceira fase da dieta dukan acabou, gostaria de saber se você vai fazer algum post sobre a quarta fase ?? Bjs.

  24. Simone disse:

    Olá,
    Perdi kg rapidamente na fase 1, mas agora na fase 2 já estou há 10 dias e nenhuma grama foi perdida, estou desanimando…

    • saboridades disse:

      Simone, você precisa consultar uma nutri para ver um cardápio contra o efeito platô pois já era para dar resultado! Não desanime não mas vale a pena investir nisso e em alimentos que melhoram o metabolismo (tem post no blog) e exercícios físicos! 🙂

  25. Val disse:

    Carol…. vou então entrar na fase 3 na próxima semana ….
    a) deve ser feito um dia de PP?
    b) arroz, batata, macarrão…. pode comer 1 vez ao dia?
    c) posso tomar cerveja nas “celebrações”?
    d) se preceber que engordei nessa fase, tem que voltar para a fase 1 ou posso ir para a fase 2?
    e) voltando para uma dessas fases….. quantos dias tenho que ficar nelas??
    f) pode ocorrer emagrecimento nessa fase?
    g) maionese light pode comer?
    é só….. rs
    OBRIGADA!!!!!!!!!!!!!!

    • saboridades disse:

      oi Val, veja o post sobre maioneses aqui do blog.
      Fazer um dia PP por semana, carboidratos ok
      Cerveja uma dose para comemorar (1 dose = meia lata)
      Se engordar tem que faser a fase 1 novamente por 3 a 4 dias e depois voltar para a 3
      pode emagrecer na fase 3 sim, se você malhar e fizer tudo certinho!!!
      ufaaa…… rsrsrs

  26. C.Free disse:

    Olá Carol,

    Obrigada pelas suas dicas.
    Iniciei a dieta dukan com o objetivo de perder 4kg. Durante a fase 1 e 2 (que durou 2 semanas perdi os 4 kg programados. E agora estou entrando na fase 3, mas tenho algumas dúvidas. Sempre gostei de comer pela manha uma vitamina ( 2 colheres de semente de linhaça germinada, suco de 1 limão e uma fruta da estação), durante a fase 1 e 2 não não fiz uso da vitamina, mas estou sentindo muita falta e gostaraia de saber se na fase 3 posso consumir semente de linhaça? E se positivo, se posso utilizá-la todos os dias?

    Sei que na fase 3 o consumo de batatas, arroz e massa, deverá ser apenas duas vezes por semana, mas tenho dúvida com relação ao uso da cenoura, beterraba, mandioca, inhame, mandioquinha e batata doce que na fase 2 eram proibidos. Na fase 3 eles continuam proibidos ou já estão liberados?
    E o consumo de milho e derivados do milho é proibido ou liberado?
    Outra dúvida é com relação ao uso de stévia (pó industrializado e as folhas), ela pode fazer parte do cardápio ou não? Se positivo em quais fases da dieta dukan?
    Abraços
    C. Free

    • saboridades disse:

      pode incluir sua vitamina sim! ótima
      Na fase 3 cenoura, beterraba e demais tubérculos ficam liberados! O derivado de milho tem uma linha dukan que permite mas considero muito calórico, previro que evite. Se você quiser pode comer o milho mesmo, em espigas, em salada ou pipoca mas derivados como fubá, farinha etc não ok!

  27. Simone disse:

    Olá Carol,

    Estou na fase 3 e tenho alguma dúvidas:
    1- Comi uma fatia de bolo de cenoura com cobertura, e não estava no meu dia de celebração, posso continuar normalmente ou tenho que voltar para a fase 1?
    2- Posso comer o arroz todos os dias?
    3- Posso comer kibe (tradicional c/ trigo) a vontade ou só nos dias de celebração?
    4- Tem alguma receita de doce que não seja gelatina diet?
    Obrigado.

    • saboridades disse:

      1- pode sim, o segredo na fase 3 é não abusar em dias consecutivos (tipo sábado e domingo sair da dieta sabe)
      2- não arroz é no máximo 2 vezes na semana
      3- siiiim
      4- tem o bolinho acabei de publicar, os mousses e a barrinha de proteina aqui no blog

  28. Ana Paula disse:

    Carol, bom dia, td bem?
    Entrei na fase 3, porém estou com uma dúvida: na semana são 2 porções de arroz ou massa certo? E a lentilha ou feijão?? Não estou sabendo como funciona direito…aguardo sua resposta, obrigada

  29. ana claudia disse:

    Olá Carol. Comecei a dieta no início de agosto. Perdi 5 kg e hoje estou iniciando a fase 3. Acho que até poderia emagrecer mais, mas quero ser realista com a minha idade, forma de vida, etc. Pelo menos as roupas estão largas e eu estou feliz. Estou um pouco receosa com a fase 3. Se eu notar alguma alteração de peso, volto para a fase 1 ou 2 até estabilizar de novo? Ai eu teria que começar a contar a fase 3 desde o começo?

  30. camila disse:

    olá nesta fase ja está liberado exercicio fisico? quais academis, caminhada? obrigada
    camila

  31. Milena Ribeiro disse:

    Olá Carol, boa noite!! Tenho uma dúvida. Na página do guia definitivo da dieta, na tabelinha colorida, fala-se que pode usar 2 porções de produtos com amido ao “dia”, dando preferência a arroz ou massa integral. Mas na página de explicação da fase 3, fala-se que os amidos podem ser usados apenas 2 vezes por semana. E agora rsrsrsr O correto são 2 vezes por dia ou 2 vezes por semana???
    Obrigada,
    Milena

  32. Luciana disse:

    Carol
    Estou fazendo a dieta Dukan , na primeira fase, emagreci 3 kg, agora estou na segunda fase , e nao emegreci mais nada (2 semanas) vc falou em efeito plato!, que era melhor procurar a ajuda de uma nutri, mas eu moro na Africa, e aqui fica quase impossivel resolver isso, sera que vc pode me ajudar, pra que eu nao desanime???Obrigada
    Luciana Pipolo

Deixe um comentário

