Alimentação para crescer o cabelo


Bom, neste post quero falar um pouquinho sobre como podemos fazer para o cabelo crescer mais rápido e também como cuidar para que ele esteja mais saudável, macio e brilhante.

Quem me conhece sabe que desde pequena sempre tive o cabelo bem comprido. Há alguns meses atrás resolvi mudar e cortei o cabelo radicalmente (ok, radicalmente para mim significa uns 10, 15 cm).

Comecei então a pensar um pouco sobre o que poderia incluir na alimentação e o que poderia fazer para melhorar a saúde do cabelo, pois assim poderia incluir esses alimentos no meu dia a dia.

A má notícia é que pesquisei em várias revistas científicas e não encontrei muitos artigos que falam sobre alimentação e crescimento do cabelo em específico. Os poucos estudos que tem são bem antigos (de mais de 20 anos atrás).

Mas a boa notícia é que os achados são interessantes, e algumas dicas que encontramos de maneira mais leiga são super bacanas e não tem nenhuma contra-indicação, e só podem fazer bem!

DICAS PRINCIPAIS:

Capriche nas proteínas– nosso cabelo é basicamente uma ligação de aminoácidos (moléculas que formam a proteína). Então você precisa consumir diariamente carne vermelha, frango e peixe (um bife grande, tamanho da palma da mão pelo menos em uma refeição). Além disso ovos e queijo também se incluem.

Zinco e magnésio– zinco é um mineral que se mostrou ligado ao crescimento de cabelo em alguns estudos feitos na década de 70 e 80. Dentre as principais funções, o magnésio está envolvido na síntese das proteínas e no metabolismo energético.

Consuma biotina diariamente ou na forma de suplementação. (já falei sobre a biotina ao final do post sobre unhas, clique neste link: saúde das unhas)

Tenha uma alimentação bem caprichada, com bastante frutas, verduras e legumes.

ÁGUA- mais de 6 copos por dia diariamente! A água é fundamental na hidratação.

E mais:

– Mantenha seu cabelo e couro cabeludo sempre limpo, com shampoo próprio ao seu tipo de cabelo.

-Descanse- durante o sono nosso metabolismo entra num sistema de reparação que atinge diretamente a renovação celular e com ela a saúde dos cabelos!

-Ative a circulação do couro cabeludo escovando os cabelos com escovas de madeira e cerdas macias e massageando-o suavemente. O sangue leva nutrientes essenciais ao cabelo!

E não podemos deixar de falar: procure um bom dermatologista para uma avaliação do seu cabelo. Seu nutricionista também poderá orientá-lo quanto à sua alimentação de maneira mais específica!

Anúncios
Esse post foi publicado em BEAUTÉ, Dia a dia e marcado . Guardar link permanente.

7 respostas para Alimentação para crescer o cabelo

  1. Adriana disse:

    Carol, quantas castanhas ou nozes podemos comer por dia??Obrigada e boa noite!

  2. Mari Bulhões disse:

    Amei a reportagem sobre o cabelo, agora coma dieta Dukan o emu cabelo crescerá rapidinho!!!!!!!!

  3. Patrícia disse:

    Isso significa que a dieta Dukan contribui um pouco para o crescimento dos fios?
    Beijoca!

  4. Paty disse:

    Ai Carol, fiquei preocupada!
    Se carboidrato é fundamental para os fios… então na dieta Dukan posso perder cabelo?
    Bjo!

    • saboridades disse:

      oi Paty, não vai perder cabelo não, mas o ideal é fazer uma dieta rica em todos os nutrientes!! Incluindo frutas, verduras, legumes, carboidratos integrais e bastante proteína! bjos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s