Você já cuidou do seu intestino hoje?


Você é daquelas pessoas que tem o intestino preguiçoso? É só ir viajar que ele não quer funcionar de jeito nenhum? Sente-se inchada quando fica alguns dias sem ir ao banheiro? Sua pele vira e mexe tem alguma espinha ou oleosidade excessiva? Esquece de tomar água durante o dia? Vive estressada com o trabalho e a casa? Passa dias sem comer nem uma frutinha??

Se respondeu sim a pelo menos uma dessas perguntas, você precisa ler isso!

Nós temos muitas bactérias BOAS no nosso organismo, que ajudam em diversos papéis. O local que nós temos mais bactérias BOAS é no intestino. E à elas damos o nome de flora intestinal. Imagine a flora intestinal como uma cidade de bactérias.

Nós nascemos sem flora intestinal, mas ela vai se formando nos nossos primeiros meses de vida: a higiene de como as nossas mães ou pais cuidaram da gente, o tipo de alimentos que nos deram primeiro, se nós tomamos bastante leite materno, remédios etc.

Depois de formada, a flora intestinal se estabiliza com várias populações de bactérias (bifidum, casei, acidóphilas etc).Então precisamos cuidar bem delas.

E é exatamente aí que mora o perigo.

O stress do dia a dia, má alimentação (produtos refinados, refrigerantes, doces com muito açúcar etc), bebidas alcoólicas, medicamentos, poluição…e muitos outros fatores vão literalmente matando a flora intestinal. É como se a “cidade” fosse perdendo sua população.

Quando temos uma flora intestinal alterada, começam vários problemas como:

* Má digestão (=má absorção de vitaminas e minerais, azia, refluxo, gastrite..)

*Baixa imunidade (a flora intestinal atua combatendo vírus e bactérias RUINS que queiram entrar em nosso organismo)

*Constipação (intestino preso, eliminação de toxinas fica deficiente)

*Pele cheia de probleminhas (aumento de oleosidade da pele, a má absorção de vitaminas e minerais leva a deficiências que vão repercutir na pele e cabelo, além excesso de toxinas no corpo)

*Rinites e alergias (muitos estudos tem ligado flora intestinal com menor incidência de alergias)

…Isso são apenas alguns achados do papel dessas BACTÉRIAS no organismo!

Ainda tem muito a ser estudado, mas também sabe-se do papel protetor destas bactérias em casos de infertilidade (há estudos que ligam um ph alterado pela deficiencia nessa flora com menor fertilidade) e infecção urinária (muitas mulheres passam por infecções urinárias, tratam com antibióticos, estes acabam com a flora intestinal e o problema volta!!).Imaginem quanta coisa ainda podem descobrir. Afinal, temos milhões delas!

Flora intestinal é tudo de bom, e se você cuidar, vai perceber a diferença. Mais beleza, mais saúde, mais disposição! Poderia falar o dia todo sobre isso!

Agora você me pergunta: como cuidar então do meu intestino?

A resposta é simples, mas você precisa acertar alguns ítens no seu dia a dia e o primeiro passo é melhorar sua alimentação:

consuma diariamente um potinho de iogurte

– aumente o consumo de produtos integrais (granola, aveia, pão integral, linhaça, arroz integral etc)

frutas, verduras e legumes: pelo menos 5 porções por dia (o que dá: salada no almoço e jantar +3 frutas ao dia) 

água, muita água e NENHUM REFRIGERANTE.

– mastigue bem os alimentos e facilite sua digestão.

-durma bem! pelo menos 6 a 8 horas de sono por noite.

– evite stress e procure fazer atividade física regularmente.


Procure seu nutricionista e faça uma avaliação dos seus hábitos alimentares, muitas vezes podemos entrar com lactobacilos vivos (manipulados especialmente para cada caso) e resolver muito o problema.

Você vai sentir a diferença! De dentro para fora. A começar pelo intestino funcionando, menos chances de pegarmos alguma doença, menores incidências de alergias…e também notará mudanças no seu humor, se sentirá mais desinchada e com a pele muito mais bonita!!

Cuide do seu intestino!!! Ainda hoje!!

Anúncios
Esse post foi publicado em BEAUTÉ, Dia a dia, DIETAS e marcado . Guardar link permanente.

5 respostas para Você já cuidou do seu intestino hoje?

  1. Pingback: O tal do efeito sanfona- capítulo II | saboridades

  2. Pingback: 3 Alimentos que aceleram e o metabolismo | saboridades

  3. Daniela disse:

    Olá… bom dia!!! ontem comecei a dieta dukan. Li sobre ela na boa forma me interessei. E pesquisando sobre a dukan na internet, conheci seu blog e muitos assuntos interessantes. Esclareci muitas dúividas nos seus pots mas me interessei mesmo pela parte que vc fala da flora intestinal. Meu intestino é muito preso … já tentei de tudo. Já fiquei 11 dias direto… passava muito mal. Tomei tamarine por mais de 10 anos qdo li um artigo sobre o sene q dizia q o uso prolongado poderia dar cancer. Fora as colicas desesperadoras q tinha com o sene q tinha q sair correndo. Bem.. são muitos anos e nada regularizou meu intestino. Tentei um tratamento com minha nutricionista p ver se conseguia melhorar com alimentação e nada! como muito bem … bastante legumes, verduras e frutas… até mesmo pq vivo de dieta. Antes de começa a dukan, sempre comi grãos integrais desde pão ao arroz. Não como frituras. Faço pilates 3 x p semana. Minhas amigas se admiram como eu me alimento bem e sou disciplinada. Nos finais de semana as vezes bebo cerveja em festinhas, reuniões e tal. Sabe q as vezes qdo bebo um pouco mais no dia seguinte vou ao banheiro?! louco isso né? Mesmo com toda minha disciplina, tenho 1,71 de alura e 74 kg. Qto ao peso, minha mãe é gordinha e herdei isso dela. Por isso vivo de dieta. Queria contar um pouco da minha história p vc pois talvez vc tenha alguma sugestão sobre o que pode melhorar meu intestino.

    • saboridades disse:

      Daniela tudo bem?
      Você deve ter um desequilíbrio de flora intestinal, que pode estar associado ou não há inflamação do intestino. Você já esteve em algum médico gastroenterologista para ver isso? Dê uma consultada e faça os exames (ultrassom, colonoscopia…) e passe também num endocrino para ver como estão seus hormônios em especial à tireóide. Alterações hormonais podem deixar o intestino mais preguiçoso. Se tudo estiver bem você deve procurar uma nutricionista funcional ou que trabalhe com fitoterapia (eeeeuuu! rs) e fazer um tratamentozinho com alimentação para ver isso.
      Intestino bom é vida!!!
      Beijos! Carol

      • Daniela disse:

        Oi Carol … sim… eu já fiz um tratamento no gastro pois eu tive até um fecaloma (eu nem sabia o q era isso!) …tratamos p eliminá-lo. Minha Tireóide está boa pois fiz a ultra recentemente. Moro no Rio … conhece alguma nutricionista com esse perfil q vc descreveu? me dá umas dicas q possa melhorar meu intestino. .. qto a dunkan tá difícil… fiz a semana toda e nada … meu organismo não responde a mais dieta alguma …help!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s