Beber ou não beber refrigerante?


Bom, esta questão é bem complicada…mas a resposta deveria ser simples. Não, você não deve tomar nada de refrigerante. Em primeiro lugar o refrigerante não traz nenhum nutriente necessário a sua vida. Nada. Hoje até temos alguns refrigerantes adicionados de vitaminas…mas nada comparável aos alimentos naturais como frutas, verduras e legumes.

Em segundo, muitas pessoas acabam tomando refrigerante e deixam de tomar o líquido mais importante para a saúde: água.

Em terceiro…bom, vamos a um estudo publicado em 2009 em que observou-se que as pessoas que tomavam refrigerantes tinham maior risco de aumento da taxa de gordura corporal que as pessoas que não tomavam. Ok, nada novo até agora.

O mais incrível foi que o potencial para ganho de peso proveniente dos refrigerantes foi maior do que o proveniente dos alimentos.

Ou seja, comer 150 calorias de um pedaço de bolo seria menos perigoso do que as mesmas 150 calorias de um copo de refrigerante.

Assustado?

Algumas pessoas então resolvem tomar as versões diet. Mas….um estudo de 2005 foi super bacana para mostrar que mesmo as versões sem calorias eram perigosas. Ao dividir um grupo de mulheres e comparar o consumo de refrigerantes normais e light/diet, observou-se o seguinte risco:

Mulheres que tomam meio copo de refrigerante normal ao dia tem 26% chance de se tornarem obesas.

Mulheres que tomam meio copo de refrigerante diet ao dia tem 36,5 chances!!!

sim…mais de 30% de chances de se tornar obesa tomando apenas 1/2 copo de refrigerante.

Várias explicações foram levantadas, como por exemplo a auto sabotagem (ah, estou tomando refrigerante diet então posso comer mais pizza) ou então um risco ainda maior: o cérebro recebe a informação de que algo doce e calórico foi consumido quando na verdade o organismo não irá digerir nada doce nem calórico. Conclusão: efeito rebote, algumas horas depois você tem vontade ou desejo de comer algo realmente doce e calórico.

Portanto não tem discussão, evite refrigerantes a qualquer custo, dê preferência a água, chás e sucos de frutas bem diluídos em água.

Anúncios
Esse post foi publicado em Dia a dia. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Beber ou não beber refrigerante?

  1. Pingback: 05 alimentos para ter uma atenção extra | saboridades

  2. Pingback: Os 10 piores alimentos | saboridades

  3. Pingback: Carol indica: Chá branco Feel Good | saboridades

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s